Integrantes do movimento Mulheres de Axé do Brasil, com atuação em 22 estados brasileiros e no exterior, comemoraram 11 anos de existência em Cachoeira, na Bahia. O evento, realizado no último domingo (16), contou com o apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Turismo (Setur-BA), da Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
As atividades começaram na sede da organização, um casarão tombado, com debates sobre intolerância religiosa e degustação de gastronomia afro-baiana. O local abriga um memorial, oficinas e a loja Mercado Negro. Posteriormente, houve um cortejo até o Terminal Turístico de Cachoeira, onde foram realizadas oferendas no rio Paraguaçu, seguido de um samba de roda.
“Nossa referência foi a Irmandade da Boa Morte, para termos um instrumento de luta pela autonomia e empoderamento feminino, e hoje somos um coletivo afroreligioso muito unido, que cresce e se internacionaliza cada vez mais, com atuação na América do Sul e nos Estados Unidos. A nossa casa está aberta para que as pessoas do mundo todo venham conhecer”, explicou a iyalaxé (mãe de axé) e coordenadora nacional do movimento, Jussara Lopes.
O apoio da Setur-BA ao evento integrou o projeto Agô Bahia, voltado para o afroturismo no estado. “Temos diversas ações em terreiros e áreas remanescentes de quilombos. Esse é um segmento que atrai visitantes nacionais e estrangeiros, interessados em nossa cultura e religiosidade”, destacou a técnica da secretaria, Jandira Santana.
Paralelamente, o programa Manuel Querino, parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a Setur-BA e o Instituto Afroamérica, oferecerá um curso de formação para 750 agentes de turismo cultural e criativo. As aulas iniciam na quinta-feira (20) em Santo Amaro, São Félix, Cachoeira, Muritiba e Maragogipe, municípios participantes do projeto Rotas do Recôncavo.
"Vamos capacitar as pessoas, para que elas possam compreender melhor seu território e, a partir disso, identificar as potencialidades turísticas da região. A Setur-BA nos atendeu prontamente, disponibilizando sua equipe técnica para viabilizar esse curso. Na Bahia, temos dois grandes projetos de formação no turismo, em parceria com o Governo do Estado, que já beneficiam quase quatro mil pessoas", explicou o secretário de Qualificação, Emprego e Renda do MTE, Magno Lavigne.
Fonte: Ascom/Setur-BA
Sensação
Vento
Umidade