Prefeitura IPTU
BAHIA

Mulheres de Axé celebram 11 anos de atuação na Bahia

Movimento afroreligioso realiza evento em Cachoeira com apoio do Governo da Bahia, marcando década de luta pelo empoderamento feminino.

18/03/2025 14h54
Por: Redação

 

Integrantes do movimento Mulheres de Axé do Brasil, com atuação em 22 estados brasileiros e no exterior, comemoraram 11 anos de existência em Cachoeira, na Bahia. O evento, realizado no último domingo (16), contou com o apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Turismo (Setur-BA), da Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

As atividades começaram na sede da organização, um casarão tombado, com debates sobre intolerância religiosa e degustação de gastronomia afro-baiana. O local abriga um memorial, oficinas e a loja Mercado Negro. Posteriormente, houve um cortejo até o Terminal Turístico de Cachoeira, onde foram realizadas oferendas no rio Paraguaçu, seguido de um samba de roda.

“Nossa referência foi a Irmandade da Boa Morte, para termos um instrumento de luta pela autonomia e empoderamento feminino, e hoje somos um coletivo afroreligioso muito unido, que cresce e se internacionaliza cada vez mais, com atuação na América do Sul e nos Estados Unidos. A nossa casa está aberta para que as pessoas do mundo todo venham conhecer”, explicou a iyalaxé (mãe de axé) e coordenadora nacional do movimento, Jussara Lopes.

O apoio da Setur-BA ao evento integrou o projeto Agô Bahia, voltado para o afroturismo no estado. “Temos diversas ações em terreiros e áreas remanescentes de quilombos. Esse é um segmento que atrai visitantes nacionais e estrangeiros, interessados em nossa cultura e religiosidade”, destacou a técnica da secretaria, Jandira Santana.

Paralelamente, o programa Manuel Querino, parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a Setur-BA e o Instituto Afroamérica, oferecerá um curso de formação para 750 agentes de turismo cultural e criativo. As aulas iniciam na quinta-feira (20) em Santo Amaro, São Félix, Cachoeira, Muritiba e Maragogipe, municípios participantes do projeto Rotas do Recôncavo.

"Vamos capacitar as pessoas, para que elas possam compreender melhor seu território e, a partir disso, identificar as potencialidades turísticas da região. A Setur-BA nos atendeu prontamente, disponibilizando sua equipe técnica para viabilizar esse curso. Na Bahia, temos dois grandes projetos de formação no turismo, em parceria com o Governo do Estado, que já beneficiam quase quatro mil pessoas", explicou o secretário de Qualificação, Emprego e Renda do MTE, Magno Lavigne.

Fonte: Ascom/Setur-BA

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários