ARRAIÁ
CAMARA JUNHO
Sao Joao Sufotur
REGIONAIS BAHIA 2025.1
Câmara

Comissão aprova equoterapia no SUS para reabilitação de pessoas com deficiência

Proposta será analisada por outras três comissões da Câmara antes de ir para o Senado

21/05/2025 22h24
Por: Redação
Fonte: Agência Câmara
Vinicius Loures / Câmara dos Deputados
Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a disponibilizar centros de equoterapia para reabilitação de pessoas com deficiência. Pelo texto, deverá haver ao menos um centro desses em cada estado e no Distrito Federal.

A utilização da equoterapia e o encaminhamento para os respectivos centros seguirão os protocolos clínicos e as diretrizes terapêuticas publicados pela autoridade sanitária competente.

O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), ao Projeto de Lei 2740/24 . O relatório mantém a proposta original e inclui a possibilidade de inserir nos programas de equoterapia os cavalos apreendidos ou recolhidos pela vigilância sanitária.

"A medida fortalece a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, reconhecendo e incorporando práticas terapêuticas eficazes que valorizam abordagens integrativas e multidisciplinares para a promoção da saúde", justificou o deputado.

Próximos passos
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei