Outro tema que não é diretamente da política, nem deveria ser, mas que só de falar todo mundo já faz a ligação. O crescimento dos evangélicos. O IBGE divulgou novos dados hoje, sobre o último Censo. Os evangélicos são o grupo religioso que mais cresceu desde o censo anterior, de 2010.
Naquela ocasião eles eram 21,6% dos brasileiros. Agora são 26,9%, quase um terço da população. A maioria continua sendo católica, 56,7%, mas o engajamento dos evangélicos na política é notório, o que faz esse grupo ser decisivo nas eleições.
Esse engajamento evangélico inclusive tem relação com a força que a direita exibe ultimamente. Porque é um eleitor que dá muita prioridade à pauta dos costumes, é conservador e tem horror a certas posturas da esquerda.
Ontem mesmo, por exemplo, o vereador evangélico Ismael Bastos, na Câmara de Feira, fez um veemente discurso contra a esquerda, por causa de uma proposta da vereadora Marta Rodrigues, irmã do governador, que apresentou projeto para criar o Dia Municipal da Visibilidade das Profissionais do Sexo, em Salvador. Traduzindo para linguagem natural, Dia da Prostituta.
O vereador evangélico aproveitou para atacar o partido, alegando que isso demonstra que o PT é contra a família.
Sensação
Vento
Umidade