Nós temos escutado nos últimos anos notícias sobre o crime organizado aterrorizando no Ceará. No início de 2025 apareceram imagens assombrosas, de empresas provedoras de internet sendo depredadas por bandidos.
No sábado agora, numa ação integrada com a polícia no Rio de Janeiro, foi descoberta uma mansão na favela da Rocinha, no Rio, de onde os criminosos cearenses davam suas ordens, incluindo muitos e muitos assassinatos.
E daí, por que estou falando nisso nesse comentário de política? Porque a descoberta da quadrilha começou como investigação eleitoral. Os bandidos estavam agindo em várias cidades cearenses, principalmente em Santa Quitéria, onde o prefeito perdeu mês passado o mandato, por causa das acusações de ter o crime organizado como seu cabo eleitoral, digamos assim. Santa Quitéria não tem nem 50 mil habitantes.
Os criminosos mandavam arrancar cartaz de adversário, quebrar vidros de carros com adesivos, retrovisores de motos e ameaçavam eleitores diretamente.
Resumindo, é aquela história que vai aparecendo na política com o crime organizado abrindo caminho. Se não for combatido com rigor logo, logo vai ser tarde demais.
Sensação
Vento
Umidade