A Embasa informa que, para possibilitar a execução de mais uma fase da obra de ampliação do sistema integrado de abastecimento da região, será preciso suspender o fornecimento de água nesta quarta-feira (11), a partir das 4h da manhã, nos municípios de Feira de Santana, Conceição da Feira, São Gonçalo dos Campos, Tanquinho, Santa Bárbara e Santanópolis.
Os serviços incluem a interligação de novas tubulações e equipamentos à estação de tratamento de água em Conceição da Feira e à nova rede adutora do sistema e devem ser finalizados por volta de meia noite. Estas novas estruturas são fundamentais para a conclusão
da obra de ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Feira de Santana.
Segundo a Embasa, “trata-se de uma obra de grande porte, de alta complexidade, que está sendo realizada por etapas, em paralelo com a operação do sistema de abastecimento. Por isso, em momentos específicos, é preciso interromper o fornecimento de água para a população, para fazer a conexão das novas tubulações e equipamentos no sistema existente".
Com a conclusão das obras, a meta da Embasa é reforçar a produção de água na região para os próximos 30 anos, possibilitando o abastecimento para novas áreas de expansão e enfrentando o desafio de atender com maior regularidade em períodos de estiagem prolongada e altas temperaturas.
RETOMADA | O fornecimento de água deverá ser gradativamente regularizado nos municípios atendidos a partir da madrugada de quinta-feira (12), quando os serviços forem finalizados e for possível encher novamente toda a rede distribuidora. A Embasa orienta que os moradores armazenem previamente a água nos reservatórios domiciliares, evitando usos que possam ser adiados, até que o abastecimento seja normalizado – o que pode ocorrer no prazo de até 48 horas depois de concluídos os trabalhos.
AMPLIAÇÃO | As obras de ampliação do sistema integrado de abastecimento estão em andamento desde 2021, contemplando a ampliação da Estação de Tratamento de Água existente, a implantação de uma Estação de Tratamento de Lodo, a construção de um reservatório
elevado de 600 m³, além da ampliação de estações elevatórias, instalação de sistema de lavagem dos filtros, entre outras intervenções.
A Embasa está investindo mais de R$ 110 milhões nos serviços, que irão beneficiar a população com o aumento para 2.250 litros de água tratada por segundo distribuídos e, além disso, trazer ainda mais eficiência ao processo de tratamento e distribuição da água
nos seis municípios contemplados. A ampliação do sistema vai beneficiar diretamente 1,1 milhões de pessoas.
Sensação
Vento
Umidade