Com vasta experiência na formação de policiais militares na Bahia, o major da Polícia Militar (PM) Wellington Boness foi homenageado pela Câmara Municipal de Feira de Santana, na noite desta terça (10), com o Título de Cidadão Feirense. A realização da solenidade para a outorga da honraria estava prevista no Projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador Jurandy Carvalho (PSDB), já aprovado em plenário.
Natural de Salvador, Wellington Boness chegou a Feira de Santana em 1980 e hoje comanda o 1º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (1º BEIC) da Polícia Militar da Bahia. O oficial é instrutor dos cursos de Formação de Soldados, de Sargentos e de Aperfeiçoamento de Sargentos, além de atuar como presidente da Comissão de Processos Administrativos e Disciplinares do Comando de Policiamento Regional Leste. Também exerce as funções de juiz militar, tanto temporário quanto permanente.
Com diversas formações acadêmicas – como Engenharia Civil, Direito e Análise de Sistemas, o major prefere ser reconhecido pela sua atuação e qualificação na área da Segurança Pública, campo no qual tem dedicado a maior parte de sua trajetória profissional, a qual exerce com muita dedicação, destaca Jurandy Carvalho. “Nos enche de orgulho saber que a PM tem uma pessoa extremamente qualificada e capaz de estar à frente nas diversas missões que essa corporação conduz”, disse o vereador.
Presente no evento, o vereador Silvio Dias (PT) disse que o major é reconhecido por atuar com a “responsabilidade e coragem necessárias para ser um profissional da segurança pública”. Também prestigiando a homenagem, Ron do Povo (PP) parabenizou Wellington Boness pelo seu legado: “É um homem íntegro que representa muito bem a Polícia Militar”.
Wellington Boness definiu a nova cidadania como uma honraria simbólica e profunda, “que não se pendura no peito, mas se inscreve na alma”. Agora cidadão feirense, ele pediu que o Legislativo e o Executivo Municipal sigam cuidando da cidade com dedicação: “Porque ela é nossa. E agora, posso dizer com todas as letras: minha também.” E concluiu: “Sou feirense de alma há mais de 40 anos e, hoje, sou também de direito”.
A solenidade foi conduzida pelo vereador Jurandy Carvalho, que compôs a Mesa de Honra ao lado do procurador-geral do Município, Guga Legal, que representou, no evento, o prefeito José Ronaldo (UB); dos tenentes-coronéis da PM Josney Castilho e Antônio Carlos Maciel; do mestre da Loja Maçônica Luz e Fraternidade nº 14, Mário de Castro Araújo Neto, e do homenageado, Wellington Boness.
Sensação
Vento
Umidade