Moradores do bairro Calumbi e região estão cobrando das autoridades municipais alguma iniciativa em relação a um odor fétido que tem sido exalado, muito provavelmente, das atividades empresa Sustentare Saneamento, responsável pela coleta de lixo no Município, sob contrato com a Prefeitura. A denúncia foi feita na Tribuna da Câmara pelo vereador Pastor Valdemir (PP).
Ao relatar as diversas queixas que tem recebido da população local, ele ressaltou que ultimamente as madrugadas têm sido de muito sofrimento na comunidade atingida. “Pois o odor é violento”, afirmou, explicando que a queixa dos moradores a respeito do problema “não é nova”.
Pastor Valdemir disse que quando o colega vereador Eli Ribeiro era o secretário de Serviços Públicos “já batíamos nesta questão”. Agora, em seu segundo mandato, “estamos aqui voltando a falar do mesmo assunto, mas não posso me calar e deixar de trazer aqui o sofrimento desta comunidade”.
Ele pediu que a Comissão de Meio Ambiente da Câmara tente agendar uma visita ao local, a fim de verificar de perto o que está acontecendo na região do Calumbi. “Precisamos saber do que se trata este odor insuportável, que vem atingindo terrivelmente os moradores de lá”, frisou. Conforme informou o presidente desta Comissão, Ismael Bastos (PL), já existem requerimentos protocolados cobrando averiguação de atos da Sustentare Saneamento.
“Esta empresa tem deixado a desejar em alguns pontos. E tem muitas reclamações a respeito dela. Portanto, precisamos sim, fazer uma visita no local para que ela possa se enquadrar aos requisitos exigidos”, disse Ismael. O parlamentar destacou que a empresa tem recebido valores bilionários do Município há anos. Solidário aos transtornos relatados pelos moradores em relação ao mau cheiro, Jorge Oliveira (PRD) criticou a empresa que tem tido sintonia com o município. “Mas, pelo que vemos, a Sustentare está ficando insustentável. Temos que ter a devida atenção com esta famigerada empresa”, ironizou.
No entendimento de Pastor Valdemir, o valor do contrato da empresa com a Prefeitura, realmente é muito alto. “E é mais um motivo pelo qual repudio este tratamento que tem sido direcionado a nossa população. Mas, vamos trabalhar para que este problema terrível que tem tirado a paz e o sossego de nossa população seja solucionado”, garantiu.
Foto. Mandato vereador Pastor Valdemir
Sensação
Vento
Umidade