Pessoas que estão cumprindo pena ou aguardando julgamento, no Conjunto Penal de Feira de Santana, estão tendo a oportunidade de ressocialização através da iniciativa educacional. A ação, registrada na tribuna da Câmara nesta quarta-feira (11), pelo vereador Silvio Dias (PT), se refere à Escola em Tempo Integral, que possui um núcleo funcionando na unidade prisional.
Em visita realizada ontem (10) ao presídio, destacou ele, foi possível perceber a dedicação e comprometimento de professores e demais profissionais envolvidos na iniciativa: “Fui conhecer o trabalho desta escola e vi o intuito acalentador da equipe que tem se empenhado para ressocializar pessoas privadas de liberdade, através da educação”.
Segundo Silvio, o projeto educacional funciona desde o ano 2000 e atende 250 pessoas, oferecendo ensino profissionalizante, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e preparação para concursos. “As pessoas que cometeram erro, realmente têm que estar presas e cumprindo a devida pena. Mas, acredito que a possibilidade de educação tem que ser garantida no ambiente para aqueles que querem trilhar um novo caminho”, ressaltou.
Para o petista, o sucesso da ação dentro do presídio conta com uma dedicação especial do diretor do Conjunto Penal, José Freitas Júnior, e da diretora da escola, Ana Verena Rodrigues Amorim. Ele parabenizou aos dois servidores públicos, “por atuarem com competência nesta grande ação”. O vereador também elogiou atividades de hortas e psicultura para os presos terem ocupação, salientando ser “um esforço que respeita os direitos humanos”.
Foto. Mandato vereador Silvio Dias.
Sensação
Vento
Umidade