O Calendário Oficial de Eventos de Feira de Santana poderá ganhar mais uma campanha de saúde: o Julho Verde, dedicado à divulgação de informações sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer, que afeta a região da cabeça e pescoço. A proposta será apresentada à Câmara Municipal pela vereadora Lu de Ronny (PV), que anunciou a iniciativa durante a sessão desta quarta-feira (11). Segundo a parlamentar, o projeto de lei está em fase de elaboração e será protocolado em breve.
Enfermeira por formação, Lu de Ronny explica que esse tipo de câncer pode atingir órgãos como a boca, língua, gengivas, faringe, laringe, esôfago, tireóide, cavidade nasal, seios paranasais e glândulas salivares.
Nos casos mais graves, como o câncer de laringe, o tratamento pode incluir a retirada total do órgão e a implantação de uma traqueostomia. A vereadora destaca que este procedimento exige atenção especializada e acompanhamento contínuo, já que impacta funções essenciais como a fala, a respiração e a deglutição.
“É um tema importante, que conheci de perto ao acompanhar o pai de Ronny Miranda, Reinaldo Miranda, que venceu o câncer de laringe, mas faleceu em decorrência de outras complicações”, relatou a parlamentar. Durante essa trajetória, ela relata que teve contato com pacientes do Hospital Aristides Maltês e destacou a importância de reintegrá-los à vida social após a laringectomia. “O câncer já abala o psicológico, e a pessoa ainda precisa se readaptar à traqueostomia, mas não é o fim”, acrescentou.
O presidente da Casa Legislativa, vereador Marcos Lima (UB), parabenizou a iniciativa e declarou apoio à proposta. Eli Ribeiro (Republicanos) também se manifestou favorável, ressaltando que o projeto poderá beneficiar muitos pacientes que enfrentam a doença. No mesmo sentido, Jorge de Oliveira (PRD) elogiou a proposta declarou que votará favorável no momento da apreciação em plenário.
Foto: Divulgação / Associação Câncer Boca e Garganta
Sensação
Vento
Umidade