Nova comendadora veste o jaleco de professor em solenidade e proclama: Somos cientistas do conhecimento

 

De jaleco, como se estivesse na sala de aula. Foi assim que a professora Fernanda de Souza Leal recebeu a Comenda Maria Quitéria, na noite desta quarta-feira (15), durante a sessão comemorativa do Dia do Professor. “Coloquei o jaleco para dizer que somos cientistas do conhecimento”, disse a nova comendadora, que subiu à tribuna carregando livros, exatamente como faz no dia a dia da docência. A honraria foi concedida por iniciativa do vereador Professor Ivamberg (PT), que também presidiu a solenidade.

Graduada em Letras, Fernanda Leal é natural de Milagres e demonstrou orgulho em receber a homenagem em uma data tão simbólica. “Meu coração está em festa. Empresto a minha voz para dizer que vocês estão sendo representados em um dia importante”, afirmou, ao citar que escolheu da sua vida a transformação na vida do outro. “Não é utopia, é escolha fazer o correto, é escolha transformar”, ensinou a homenageada, que sempre soube o que seria na vida: professora.

Citando Carlos Drumond de Andrade, Fernanda disse que “há pedras, sim, no caminho de muitos professores”, mas que prefere não falar de dissabores. “Eu sou a escola pública, fazemos a diferença”, ressaltou, ao prestar uma homenagem à professora Ana Angélica Vergne de Morais. “Levar a sério a profissão de professor é uma de nossas virtudes, seja escola pública ou particular. Não agredir, mas transgredir. Não é sobre o que se tem, mas o que se faz”, sentenciou.

O professor Ivamberg justificou a concessão da comenda a Fernanda Leal pelo fato da mesma ser uma educadora que se dedica à transformação social e fazer da palavra a ferramenta de libertação. “Professora de Letras e Redação, o que ela ensina vai muito além da gramática”, disse o vereador, destacando que a homenagem é extensiva “a todas as professoras e professores que, como ela, acreditam no poder da educação e da palavra como instrumentos de mudança e fazem da sala de aula um espaço de vida, de sonho e de sentido”.

Professor Ivamberg compôs a mesa de honra da solenidade ao lado de Pablo Roberto Gonçalves, vice-prefeito e secretário municipal de Educação, representando o prefeito José Ronaldo de Carvalho; Rita de Cássia Brêda Mascarenhas Lima, vice-reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana; estudante Maria Eduarda Ferreira de Souza, do Colégio Célia Andrade dos Santos; Marlede Oliveira, representando a APLB; e a homenageada da noite.

Fonte: Câmara de Feira de Santana

#FEIRA DE SANTANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima