Núcleo de Preservação do Patrimônio Histórico de Vitória da Conquista discute ações para o próximo ano

Os membros do Núcleo de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Município se reuniram nesta quinta-feira (11), na Casa Memorial Régis Pacheco, para avaliar as ações realizadas em 2025 e discutir uma agenda para o próximo ano. Além do cronograma de ações para os primeiros meses de 2026, os participantes debateram pontos considerados essenciais e que nortearão as atividades do Núcleo, a exemplo das áreas ambientais que deverão ser incluídas nas ações de preservação.

🔗 Clique para ver a foto original

Para isso, o encontro contou com a presença dos Arquitetos e Urbanistas, Luiza Vasconcelos e Gerardo Smith, da Associação dos Arquitetos do Sudoeste da Bahia, que compartilharam análises sobre a construção da paisagem urbana de Vitória da Conquista, focando especialmente na relação do cenário urbano com o meio ambiente, em especial no aspecto social estabelecido entre a cidade e o Rio Verruga.

Luiza, que também é pesquisadora em memória, cidade e cultura, fez observações sobre a construção da cidade no entorno do rio e destacou a necessidade de um entendimento mais profundo da dinâmica urbana local. “Ao chegar em Vitória da Conquista, percebi a falta de clareza sobre a trajetória da cidade. É crucial que as ações do poder público sejam embasadas em pesquisa e produção acadêmica, para que possamos compreender nosso passado e agir de forma eficaz em benefício da população, promovendo a preservação da memória e valorização do patrimônio,” expressou a arquiteta.

🔗 Clique para ver a foto original

Gerardo Smith também enfatizou a importância do papel dos arquitetos na construção de uma política de preservação do patrimônio. “Ao participar formalmente do núcleo, podemos oferecer conhecimento técnico e sugestões que vão além de contribuições pontuais. É fundamental ter um plano programático que traga resultados positivos e consistentes e estamos aqui para colaborar ativamente para que as ações do núcleo sejam mais integradas e estratégicas,” destacou Gerardo.

🔗 Clique para ver a foto original

Wal Cordeiro, membro do núcleo, ressaltou que a reunião foi produtiva e marcada pela preocupação da sociedade civil em relação à preservação histórica da cidade. “O núcleo está trabalhando de forma responsável e estruturada, e estamos empolgados com as ações planejadas para 2026. Este foi um ano de muitos desafios, mas fechamos com a certeza de que avançamos,” afirmou Wal Cordeiro.

🔗 Clique para ver a foto original

A expectativa é que as reuniões do núcleo retornem no próximo ano onde serão discutidos novos locais e uma política para tombamentos. Wal acrescentou que a reunião serviu para revisar o cronograma de ações para o próximo ano, sinalizando um compromisso renovado e uma abordagem colaborativa. “Estamos determinados a realizar um trabalho significativo para a preservação do nosso patrimônio histórico,” garantiu.

#CONQUISTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima