
A qualidade e o sabor dos produtos da agricultura familiar da Bahia conquistaram os mais de 4,5 mil nutricionistas que participaram do Congresso Internacional de Nutrição Funcional, realizado entre os dias 18 e 20 de setembro, em São Paulo. Considerado o maior evento do mundo na área, o congresso reuniu especialistas, chefs renomados e marcas inovadoras, apontando caminhos para uma alimentação mais saudável e sustentável.
Com o conceito “Agricultura Familiar da Bahia: Saudável por Natureza”, o estande baiano se transformou em uma vitrine de sabores, saberes e diversidade cultural. O público pôde conhecer produtos como o flocão de milho e o recém-lançado Penne Puro Milho da Cooperativa agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê), o suco de uva da Cooperativa Agroindustrial Vale do Paraíso (Cooperparaíso), as barrinhas de cereais da Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Frutas de Itaberaba (Coopaita) e o mix de castanhas da Cooperativa da Cajucultura Familiar do Nordeste da Bahia (Cooperacaju). Além desses, o estande também foi composto por geleias, cervejas artesanais de cajá, de umbu, palmito e licuri in natura, chocolates, cafés, entre outros.
Aprovação dos nutricionistas
Durante os três dias de evento, centenas de profissionais passaram pelo estande da Bahia e deixaram registrado o entusiasmo com os alimentos apresentados. Para o nutricionista Daniel Cady, de Salvador, a agricultura familiar baiana tem diferenciais que encantam. “Só produtos top, da minha terra. A agricultura familiar tem um negócio diferente que vale a pena conhecer.”
A nutricionista Salete Brito, de Campinas, ressaltou a pureza e o valor nutricional dos alimentos. “A agricultura familiar tem amor, tem paixão, tem nutrição, muitos nutrientes e nenhuma química. É muito sustentável!”
Já a paulista Bianca Iuliano destacou a força cultural e histórica presente nos alimentos. “A agricultura familiar da Bahia tem comida de verdade, cultura, tradição e sabor. Tem muita identidade e conta a história do Brasil.”
Reconhecimento com o Selo VP
Outro marco da participação baiana foi a conquista do Selo VP, concedido pela Faculdade VP – referência mundial em nutrição funcional. A certificação foi entregue a quatro produtos: o flocão de milho da Copirecê, o suco de uva integral da Cooperparaíso, as barrinhas de cereais da Coopaita e o mix de castanhas da Cooperacaju.
Para Valéria Paschoal, diretora da VP Centro de Nutrição, esse reconhecimento reflete o valor do trabalho das cooperativas. “Esses produtos trazem muita saúde, energia e vitalidade. São alimentos que os nutricionistas devem consumir e prescrever, e que toda a sociedade deve valorizar. Gratidão aos agricultores familiares da Bahia, que cuidam da terra e produzem alimentos que transformam a nossa saúde e a do planeta”.
Além da feira de produtos
A participação baiana também se destacou em outras frentes. Na Green Kitchen – Cozinha Show, chefs renomados prepararam receitas ao vivo com ingredientes da agricultura familiar, entre as palestras técnicas, a Bahia esteve presente com o tema “Projetos do Governo da Bahia: Caatinga em Pé – A agricultura familiar conectada com o Foodservice” e os representantes das cooperativas participaram de rodadas de negócios e abriram novas oportunidades de comercialização e acesso a mercados estratégicos.
Sucesso consolidado
Com a aprovação dos nutricionistas, o reconhecimento do Selo VP, a participação em cozinhas-show, palestras e rodadas de negócios, a presença da agricultura familiar da Bahia foi considerada um grande sucesso.
A ação, realizada com apoio do Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), fortaleceu a presença das cooperativas no cenário nacional e reafirmou a importância da agricultura familiar como fornecedora de alimentos saudáveis, sustentáveis e carregados de identidade cultural.
Fonte: Ascom/CAR