
Ato solene que consagra o mérito e a trajetória dos oficiais, foi realizada, na manhã desta terça-feira (10), a tradicional cerimônia de aposição de luvas no uniforme de 130 oficiais recém-promovidos, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar da Bahia, nos Aflitos. A solenidade também aconteceu de forma simultânea no interior do estado.
Foram promovidos sete coronéis dos Quadros de Oficiais PM e de Saúde, 28 tenentes coronéis dos Quadros de Oficiais PM e de Saúde, 51 majores do Quadro de Oficiais PM, 44 capitães dos Quadros de Oficiais PM e de Oficiais Auxiliares PM.
A emoção foi dobrada para o casal de oficiais que ascenderam ao posto de tenentes-coronéis juntos. Ambos com 26 anos de instituição, Núbia Galindo, lotada no Comando-Geral e Luciano Brandão, lotado na Secretaria da Segurança Pública (SSP) participaram da aposição de luvas nos uniformes. “A emoção é completa quando vemos a pessoa que a gente ama crescendo junto com a gente. Chegarmos ao posto de tenente coronel juntos, é uma alegria maravilhosa”, disse emocionada a oficial.
O momento marca a ascensão na carreira militar e amplia a autoridade e a responsabilidade perante a sociedade e os subordinados, que passam a contar com novas lideranças. A nova patente incorpora visões atualizadas, capacidade decisória e soluções estratégicas para os complexos desafios da segurança pública contemporânea.
“Os senhores assumem o novo posto e, por consequência, mais responsabilidade e autoridade. Sejam efetivamente autoridades, liderem, mas sejam sobretudo um exemplo para os seus liderados. Sejam uma referência. É fundamental compreender que cada novo posto representa um chamado ao aprimoramento permanente e a entrega do melhor serviço possível”, ressaltou o comandante-geral, reafirmando também o compromisso com uma gestão pautada na valorização, no respeito e na dignidade do público interno.
O comandante-geral destacou ainda a ascensão da coronel Ivana Teixeira Andrade, do Quadro de Oficiais de Saúde, primeira mulher a alcançar o último posto da Polícia Militar da Bahia, bem como a promoção de 11 oficiais femininas ao posto de tenente-coronel, evidenciando o protagonismo feminino na gestão da segurança pública.
A solenidade simboliza ainda o fortalecimento da instituição bicentenária por meio do aperfeiçoamento permanente dos quadros e consequente compromisso com a sociedade baiana.




