Operação remove ligações clandestinas durante o Festival Virada Salvador 2026

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Texto: Nilson Marinho / Secom PMS

Uma operação realizada na noite deste domingo resultou na retirada de mais de 20 pontos de ligações clandestinas de energia elétrica na área do Festival Virada Salvador 2026, na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio. A ação foi conduzida de forma integrada por equipes da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), em conjunto com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e a Guarda Civil Municipal (GCM).

Durante a operação, as equipes da Diretoria de Iluminação identificaram diversos pontos de ligações irregulares, popularmente conhecidos como “gatos”, que estavam conectados à rede elétrica pública. Além de ilegais, esse tipo de ligação representa riscos significativos, como sobrecarga da rede, interrupções no fornecimento de energia, danos aos equipamentos de iluminação pública e, principalmente, perigo de acidentes elétricos para trabalhadores e para a população que circula pelo local.

A retirada das ligações clandestinas teve como objetivo preservar o pleno funcionamento da iluminação pública durante o evento e reduzir situações de risco, garantindo uma infraestrutura mais organizada e estável ao longo dos dias do festival.

De acordo com o diretor de Iluminação, Ângelo Magalhães, a ação preventiva é fundamental para evitar acidentes e assegurar condições adequadas de trabalho.“As ligações clandestinas são extremamente perigosas. Elas podem causar choques elétricos, curtos-circuitos, incêndios e comprometer toda a rede de iluminação. Nosso papel é identificar esses pontos ilegais, eliminar os riscos e, ao mesmo tempo, buscar soluções”, afirmou.

O diretor destacou ainda o compromisso da gestão em promover o diálogo com a concessionária de energia. “Vamos intermediar uma conversa com a Coelba para facilitar o acesso a ligações regulares, permitindo que todos possam trabalhar de forma segura, dentro da legalidade e sem colocar vidas em risco”, completou.

Fonte: Prefeitura de Salvador

#SALVADOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima