
Para marcar o encerramento da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulheres, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) promoveu, na tarde desta quarta-feira (10), uma capacitação para servidores que atuam no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Bate-Pé.
Durante a atividade, realizada no Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos (Crav), os profissionais tiveram oportunidade de conhecer de perto o serviço, com suas rotinas e perfil do público atendido. Os servidores também tiraram dúvidas e trocaram experiências do trabalho, que abrange, além do distrito de Bate-pé, as regiões de Caiçara, São Sebastião, Inhobim e São João da Vitória.
A técnica do Crav, Daniella Cardoso, ressaltou a importância desses treinamentos. “Muitas mulheres na zona rural não têm condições de vir à sede do município buscar atendimento, então é necessário passar informações, principalmente relacionadas à questão da sensibilidade do público atendido, que é das mulheres vítimas de violência”.
A gerente do Creas Bate-Pé, Caren Samantha Teixeira, lembrou que situações de violência contra mulheres também acontecem no campo. “Então, a gente precisa estar preparado para o acompanhamento necessário”. E o educador social do serviço, Jaimilton Silva, completou dizendo que é fundamental obter mais conhecimento sobre o tema, pois eles também são multiplicadores de informações.
- Caren Samantha
- Daniella Cardoso
- Jaimilton Silva
- Monique Cajaíba
A coordenadora municipal de Enfrentamento à Violência, Monique Cajaíba, avaliou a campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher de modo positivo. “As mobilizações aconteceram em espaços públicos e privados de bastante movimentação, e trouxe como diferencial o fortalecimento da rede de apoio para essas mulheres que passam por alguma situação de violência. Esta rede de apoio é fortalecida quando nós convidamos a sociedade a abraçar essa causa”, concluiu.











