Banner institucional Bahia

Polícia Técnica mantém Comissão Permanente para identificação de vítimas de desastres

O Departamento de Polícia Técnica mantém uma equipe especializada em Identificação de Vítimas de Desastres (DVI – Disaster Victim Identification), de prontidão para atuação em ocorrências que envolvam múltiplas vítimas fatais. A Comissão é composta por equipe multidisciplinar de peritos com expertise em identificação humana e capacitação específica em protocolos de DVI e está apta a aplicar, de forma integrada e padronizada, os principais métodos científicos de identificação como papiloscopia, odontologia legal e análise de DNA.

“Sempre que temos um grande evento em nosso Estado, a exemplo do Carnaval, a nossa equipe passa por treinamentos com outras agências para alinhar procedimentos e garantir uma resposta rápida e eficiente”, explicou Osvaldo Silva, ao afirmar que o Protocolo DVI pode ser acionado a qualquer momento.

Apenas neste ano, já foram realizados dois treinamentos simulando desastres em massa para avaliar e alinhar as respostas das várias agências envolvidas. “O nosso desejo é para que todos os eventos transcorram dentro da normalidade, mas enquanto profissionais da perícia, temos obrigação de nos manter em alerta e, sobretudo, qualificados e sempre prontos a atuar”, afirmou Letícia Sobrinho, presidente da Comissão Permanente de Identificação de vítimas de desastres.

#BAHIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima