
A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio do Núcleo de Gestão de Pessoas, promoveu mais um encontro do programa “RH em Ação: Formação e Valorização”. O evento aconteceu no Centro Municipal de Educação Prof. Raymundo Viana e teve como público alvo os porteiros e vigilantes das escolas municipais.
O secretário Edgard Larry destacou a importância do treinamento dos servidores que atuam na educação. “Aprendizagem não tem idade. A educação é uma engrenagem que só vai funcionar bem se todos estiverem envolvidos. E a prefeita tem apoiado essas formações, porque entende o que elas representam para os nossos servidores”, disse.
- Edgard Larry
- Inspetor U. Ribeiro
O inspetor da Guarda Municipal, U. Ribeiro, abordou os tipos de violência que podem ser identificados nos arredores dos logradouros públicos municipais, para que possam prevenir e até coibir quando determinadas situações ocorrerem, chamar os órgãos caso seja necessário para fazer os procedimentos legais, como prevenir e fortalecer a segurança.
O coordenador do NPMV, Rodrigo Ferreira, abordou os procedimentos que podem ser adotados para que a violência contra crianças e adolescentes seja evitada ou prevenida. “Uma criança ao chegar se comporta de maneira estranha. E o pessoal responsável por esta primeira aproximação da escola deve estar atenta aos sinais. Esse é nosso objetivo até para evitar uma revitimização da criança”, explicou.
- Rodrigo Ferreira
- Heráclito Bittencourt
Porteiro da Escola Municipal José Mozart Tanajura, Heráclito Bittencourt considera a formação como de grande importância. “Aprendemos mais para lidar com os alunos no dia a dia. Tem determinadas situações que não sabemos como resolver. Fica mais fácil para identificar e resolver esses problemas”.
Formações da Semana – As demais formações da semana foram para professores, coordenadores e gestores da educação infantil sobre educação antirracista, combate a incêndio e noções de primeiros socorros com servidores do Centro Municipal de Educação Moisés Meira (José Gonçalves), preparatória de xadrez e do Programa Educar Pra Valer (EPV) com os superintendentes escolares do Núcleo Pedagógico.
- Educação antirracista
- Combate a incêndio
- Xadrez
- EPV