
O Porto de Aratu-Candeias (BA), administrado pela Autoridade Portuária Federal – CODEBA, completa 50 anos de operação. Uma comemoração, realizada na manhã desta sexta-feira (12), celebrou meio século de atividade de um terminal que consolidou a Bahia como importante pólo logístico nacional e estratégico para o escoamento da produção da região nordeste e para a integração comercial com outros países.
Inaugurado em 1975, o porto foi criado inicialmente para atender à demanda do Pólo Petroquímico de Camaçari. Com o tempo, tornou-se essencial na rede de infraestrutura da Bahia. Ao celebrar 50 anos de operação do Porto de Aratu-Candeias, o presidente da CODEBA, Antonio Gobbo, destacou que este momento representa não apenas meio século de atividades portuárias, mas cinco décadas de contribuição decisiva para o desenvolvimento econômico da Bahia, do Nordeste e de todo o Brasil.
“Hoje, comemorando cinco décadas de operação, abrimos um novo capítulo — um momento de planejamento voltado ao futuro, pautado pela inovação, sustentabilidade, governança de ponta e fortalecimento da relação entre o Porto e as comunidades. É um convite à sociedade para reconhecer o papel desse importante pólo logístico na construção de um futuro econômico mais próspero para a Bahia e para o Brasil”, declarou Antonio Gobbo.
Ao longo de cinco décadas, o porto passou de um terminal náutico a uma plataforma intermodal com papel de destaque nas importações e exportações. O crescimento do agronegócio, aliado à navegação pela Baía de Todos-os-Santos, consolidou o Porto de Aratu-Candeias como rota estratégica, viabilizando a conexão com os mercados internacionais.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida, que no ato reapresentou o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, recordou os desafios enfrentados pelo Setor Portuário na Bahia, projetando um novo momento. “A Bahia é, seguramente, o maior trecho de mar em todo o território brasileiro e estamos falando do século XXI. Estamos falando da necessidade de investimentos e de buscar esses investimentos. Hoje, celebramos 50 anos com vitórias, mas também com muita necessidade de melhoramento de aplicação de tecnologias, de políticas públicas e de investimentos e este é um papel que o governador Jerônimo Rodrigues tem executado com muita eficiência. Então nós temos a oportunidade de viver um novo momento capaz de nos colocar no outro patamar”, afirmou.
Nos últimos anos, o Porto de Aratu-Candeias conquistou ainda mais notoriedade nacionalmente por sua gestão eficiente, pelos avanços estruturais e por ser, também, estratégico para a economia.
O comandante da Base Naval de Aratu, o Capitão de Mar e Guerra, Leonardo Lopes, que representou o vice-almirante, Gustavo Calheiro Garriga Pires, destacou a importância da parceria entre a Autoridade Portuária Federal e a Marinha. “A Marinha do Brasil fomenta a Economia do Mar, trazendo a segurança da navegação e, também, a proteção aos navios nacionais e estrangeiros que estão aqui ao longo da nossa costa. Por questões de profundidade, de disponibilidade, por questões meteorológicas que permitem que o Brasil realmente tenha um pleno emprego do potencial do modal marítimo, a presença de um porto aqui dentro da Bahia de Todos-os-Santos, de uma estrutura robusta, consolidada, como essa aqui do Porto de Aratu-Candeias, tem sido também fundamental para o desenvolvimento”, ressaltou.




