
Ambulantes e catadoras assistidas pelo programa Salvador Acolhe poderão trabalhar durante os cinco dias do Festival Virada Salvador 2026 com a tranquilidade de que seus filhos estarão bem cuidados. Desenvolvida pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), a ação visa garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes, evitando que fiquem nas ruas ou em condições insalubres enquanto seus pais trabalham.
Neste sábado (27), 54 crianças e adolescentes, com idades entre 0 e 17 anos, foram acolhidos na Escola Municipal Luiza Mahin, em Jardim Armação. O local tem capacidade para receber até 120 filhos e filhas dos trabalhadores. Esse número pode ser ampliado ainda em 10%, a depender da demanda.
Com equipe multidisciplinar, berçário, espaços de descanso, alimentação, atividades educativas, uma sala multissensorial para crianças atípicas e a unidade do Odontomóvel, o espaço garante cuidado, serviços de saúde e proteção durante todo o período do festival. A equipe do Salvador Acolhe é formada por profissionais administrativos, médico, enfermeiro e técnico de enfermagem. Graças ao programa da Prefeitura, seis dos nove filhos da ambulante Daniele Reis, 34 anos, que é mãe solo, estarão acolhidos até o dia 1º de janeiro.
Para a vendedora de bebidas, que atua no festival há mais de 10 anos, a estrutura de acolhimento das crianças é fundamental para que possa trabalhar com tranquilidade. “Meu coração fica em paz. São pessoas maravilhosas. Nem sei o que seria de mim se esse serviço não existisse. Hoje, estou deixando os mais novos, já que os maiores já se viram em casa”, afirma.
Após deixar os filhos na escola neste sábado, a ambulante seguiu direto para a Arena O Canto da Cidade. “É uma oportunidade boa de ganhar um trocado a mais. Fico agradecida de verdade à Prefeitura. Primeiro, por fazer esse festival, que ajuda milhares de pessoas a trabalharem; além disso, ainda monta esse espaço incrível para nossos filhos. Todas as mães que vêm aqui saem tranquilas, sabendo que nossos filhos estão bem, comendo, bebendo e sendo cuidados com amor e carinho”, diz Daniele.
A titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, faz questão de acompanhar de perto as atividades do programa. Presente na escola durante a admissão da criançada neste sábado, ela conversou com pais e mães. “Hoje é o primeiro dia do festival, mas nós já estamos recebendo as crianças desde os dias 25 e 26. Sabemos que haverá um aumento significativo no acolhimento no decorrer dos dias. Salvador é pioneira neste serviço e a cada ano tentamos aperfeiçoar”, pontua.
A secretária destaca a instalação da sala multissensorial para crianças e adolescentes atípicos, novidade deste ano, e a importância do Salvador Acolhe. “Sabemos que esse espaço precisa existir para que esses pais tenham tranquilidade de trabalhar no período. Uma vez que eles colocam as crianças, sabem que terão refeição, ludicidade, recreação, atendimento médico, odontológico, ou seja, a criança é cuidada de forma integral”, aponta Fernanda.
Estrutura e atividades – O espaço funciona ininterruptamente, com equipes multidisciplinares, e oferece seis refeições diárias, atividades recreativas, esportivas e educativas, além de atendimento médico e odontológico.
A coordenadora de Políticas Públicas para Infância, Adolescência e Juventude da SPMJ, Dinsjani Pereira, explica que o Salvador Acolhe nasceu da necessidade de evitar a violação dos direitos das crianças e adolescentes. “Crianças não devem estar nas ruas trabalhando com seus pais; por isso, estamos aqui funcionando 24 horas, atendendo desde bebezinhos até a turma de 17 anos de idade”, afirma. No último Festival Virada Salvador, 122 filhos e filhas de trabalhadores foram acolhidos no espaço.
Programação – O Festival Virada Salvador acontece entre os dias 27 e 31 de dezembro de 2025 na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio. A programação completa pode ser acessada no site https://viradasalvador.salvador.ba.gov.br/ ou na página @viradasalvador no Instagram.
Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/salvador-acolhe-no-festival-virada-salvador-2026/ .
Fonte: Prefeitura de Salvador




