Prefeitura de Alagoinhas faz manutenção em escolas para o início do ano letivo de 2026

Com o objetivo de assegurar um ambiente escolar acolhedor, seguro e mais adequado ao aprendizado, a Prefeitura de Alagoinhas intensifica as obras de manutenção das escolas da rede municipal de ensino. As intervenções incluem reparos estruturais que visam preparar as unidades para o ano letivo de 2026 e garantir espaços funcionais para estudantes, profissionais da educação e as famílias.

As equipes de trabalho atuam na revitalização interna e externa, com serviços de capinagem, pintura geral, revisão das redes elétrica e hidráulica, reposição de lâmpadas, portas e janelas, além da manutenção de telhados e vasos sanitários. O trabalho realizado numa parceria das secretarias de Educação (Seduc) e Manutenção (Seman) prevê a implantação de coberturas, criação de áreas de serviço e banheiros exclusivos para funcionários, além da adaptação de sanitários para a educação infantil e para pessoas com deficiência.

Um dos destaques da atual etapa de obras é a implantação de Salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em unidades polos. Esses espaços são projetados para oferecer estímulos de aprendizagem e acessibilidade a alunos com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades ou superdotação. A Escola Municipal do Campo de Alagoinhas também passa por um processo completo de requalificação. A unidade está sendo readaptada para atender as turmas que abrangem do Grupo 4 ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Uma das unidades que estão recebendo melhorias é a Escola Quilombola João Anastácio, localizada na comunidade do Cangula, em Boa União. A escola passa por obras de reforma e ampliação, com a construção de três novas salas de aula e novos banheiros. Moradora do Cangula, Mariza Pereira, ex-aluna da escola, assim como seus irmãos e filhos, avalia de forma positiva as melhorias. “Esse serviço é muito importante para nossa, pois impacta diretamente no dia a dia dos estudantes, traz mais espaço e melhor ventilação. Com certeza, vamos começar esse ano mais felizes”, afirma.

A secretária de Educação Rita Bastos enfatiza que o investimento impacta diretamente no desempenho escolar. “Nossa prioridade é o bem-estar e a aprendizagem das nossas crianças. Queremos que cada estudante sinta orgulho de sua escola”, afirma. Ela acrescenta que o trabalho de manutenção das unidades escolares é um compromisso que começa antes da volta às aulas, mas não se encerra nesse momento. “A Secretaria de Educação mantém um planejamento contínuo de manutenção preventiva e corretiva ao longo de todo o ano, para que haja um ambiente apropriado para o desenvolvimento das atividades pedagógicas”, explica Rita.

Para a diretora de Gestão da Seduc, Anne Nascimento, as melhorias elevam a autoestima da comunidade escolar. “Quando as crianças se identificam com seu espaço escolar a alegria se multiplica e a aprendizagem acontece. Isso reflete no engajamento dos alunos e na confiança das famílias que nos entregam seus filhos diariamente”, destaca a gestora.

 

Fonte: Prefeitura de Alagoinhas

#ALAGOINHAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima