Prefeitura de Alagoinhas garante financiamento de US$ 30 milhões para requalificação urbana e ambiental

A Prefeitura de Alagoinhas recebeu autorização do Governo Federal para financiar 30 milhões de dólares que serão investidos no Programa de Requalificação Urbana e Ambiental do município. Somente duas cidades da Bahia conseguiram ter projetos aprovados pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), órgão vinculado ao Ministério do Planejamento e Orçamento, na categoria Projetos Subnacionais. Se aprovado pela Câmara Municipal, o recurso será financiado em 20 anos pelo Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), banco de desenvolvimento formado por cinco países – Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. Com a contrapartida do município, o total de investimento será de US$ 37,5 milhões, com cerca de 10% destinados para a zona rural.

Denominado Requalifica Alagoinhas, o Programa de Requalificação Urbana e Ambiental foi elaborado pela Secretaria Municipal de Obras e Projetos (Seop) com o apoio das secretarias de Planejamento e Captação de Recursos (Seplac) e da Fazenda (Sefaz). A proposta de intervenções busca promover o desenvolvimento do município por meio da requalificação da infraestrutura urbana e valorização dos espaços públicos, com foco na sustentabilidade, inclusão e resiliência.

O Requalifica Alagoinhas prevê obras e ações para ampliar e qualificar a infraestrutura viária e de mobilidade urbana sustentável; aumentar a resiliência urbana e climática, reduzindo a vulnerabilidade a enchentes, erosões e eventos extremos; recuperar áreas ambientalmente degradadas e preservar recursos hídricos; ampliar áreas verdes e criar novos espaços de lazer e convivência; requalificar espaços públicos e valorizar o patrimônio histórico-cultural da cidade.

“A aprovação deste financiamento é um reconhecimento à seriedade e ao planejamento da nossa gestão. O Requalifica Alagoinhas é um plano estratégico que tem o objetivo de transformar a realidade da nossa cidade, com foco na infraestrutura urbana, na sustentabilidade e na qualidade de vida da nossa gente. Tudo isso demonstra a nossa capacidade de buscar e concretizar investimentos que projetam Alagoinhas daqui pra frente”, afirma o prefeito Gustavo Carmo.

Segundo a secretária Municipal de Obras e Projetos, Gal Reis, a aprovação do Requalifica Alagoinhas é fruto de um trabalho profissional, técnico e minucioso. “Este programa foi cuidadosamente elaborado para abordar os desafios urbanos da nossa cidade, propondo soluções inovadoras, com metas ambiciosas, mas totalmente alcançáveis. Não há dúvidas de que os investimentos trarão benefícios duradouros para todos os moradores da nossa cidade”, avalia.

O secretário Municipal da Fazenda, Antônio Lins, ressalta que a obtenção do financiamento é um atestado da saúde fiscal e da credibilidade da Prefeitura de Alagoinhas. “Essa conquista reforça a confiança dos organismos financeiros nacionais e internacionais na nossa capacidade de gestão e execução. Trabalhamos incansavelmente para garantir que a proposta fosse robusta e financeiramente viável. Este investimento é estratégico para o crescimento sustentável e assegura que o município continuará sua trajetória de progresso de forma planejada e responsável. Vale destacar que nós estamos com um percentual bem abaixo da nossa capacidade de financiamento, o que demonstra a nossa prudência e respeito ao erário público”, diz.

Fonte: Prefeitura de Alagoinhas

#ALAGOINHAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima