Prefeitura de Juazeiro inicia formação de gestores e coordenadores para novo modelo de educação integral

Os gestores, vice-gestores e coordenadores pedagógicos de escolas de tempo integral de Juazeiro iniciaram, nesta quinta-feira (22), o primeiro encontro formativo que marca a implantação de um novo modelo pedagógico para a modalidade de ensino. A formação, realizada na Escola Municipal Judite Leal, acontece até segunda-feira (26).

O encontro faz parte de um processo de formação continuada que terá duração de três anos. “Estamos inaugurando a primeira formação das equipes gestoras das escolas de tempo integral e ela visa preparar a equipe para essa nova metodologia. Então, serão três dias de formação para tratarmos sobre os novos modelos pedagógico e de gestão. Vai ser um processo de três anos, com a formação da equipe gestora, dos professores e visitas às escolas”, contou a supervisora de projetos do Instituto Escola da Escolha, Érica Rodrigues.

Coordenador pedagógico da Escola Municipal Rural de Tempo Integral Professora Valdete Bispo Gama Serafim (ERUM), Emanuel Patrício Ribeiro Nascimento, falou sobre a sua expectativa para a implantação do novo modelo pedagógico. “Eu estou muito esperançoso e curioso sobre essa nova proposta. A minha expectativa é que ela dê um direcionamento para a educação de tempo integral, pensando, principalmente, as escolas que estão no contexto rural, para dar ainda mais qualidade ao trabalho que já desenvolvemos”, disse o coordenador

Atualmente, Juazeiro conta com 22 escolas de tempo integral e a implantação do novo modelo pedagógico está acontecendo progressivamente, com 12 escolas em 2026 e 10 em 2027. “Esse novo modelo já é aplicado em todo o Brasil e, na Bahia, Juazeiro será pioneira. O objetivo é trazer para o estudante o protagonismo juvenil, estudantil e os pilares da educação de tempo integral”, pontuou a superintendente Pedagógica da Secretaria de Educação, Nilmara Mércia.

De acordo com a superintendente, nos próximos dias o município também vai lançar a Política Municipal de Educação de Tempo Integral. “Com direcionamento, nós vamos trazer mudanças significativas não só na estrutura física da nossa rede como na estrutura curricular, do ponto de vista da BNCC e do próprio DCRJ, que é o currículo da nossa rede. Nós estamos muito entusiasmados com a mudança e acreditamos que a Educação de Tempo Integral do nosso município vai tomar novos rumos a partir de agora”, acrescentou.

A Política, construída em parceria com o Ministério Público, Conselho Municipal de Educação e Vara da Infância e Juventude, vai garantir aos estudantes das escolas de tempo integral, independente da localidade da sua escola, uma formação curricular padrão, respeitando as particularidades do território, valorizando as especificidades e diferenciando a matriz curricular da sede e do campo.

Fonte: Prefeitura de Juazeiro

#JUAZEIRO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima