
Secretaria da Mulher e JuventudeSecretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome
Secretaria da Mulher e Juventude
Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome
A comunidade de Quipá recebeu, neste sábado (7), uma importante ação itinerante que levou diversos serviços sociais e de cidadania oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (Sedes). A iniciativa integra as comemorações do Novembro Negro 2025, mês dedicado à valorização da cultura afro-brasileira e à promoção da igualdade racial, que neste ano tem como tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”.
Durante a visita, a equipe da Sedes realizou atendimentos do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, além de oferecer orientações com psicólogo e assistente social, ampliando o acesso da população às políticas públicas e fortalecendo o vínculo com os programas sociais do município.
O coordenador de Igualdade Racial, Ermerson Oliveira, destacou que a ação reforça o compromisso da gestão municipal em aproximar os serviços das comunidades e promover inclusão social.
“Essa é a primeira ação do Novembro Negro, e nela oferecemos os serviços do Bolsa Família, os serviços oferecidos pelo CRAS do bairro Tabuleiro, que abrange esta comunidade, além do suporte psicológico e social. Nosso objetivo é garantir os direitos das famílias, especialmente neste mês em que reafirmamos a luta por igualdade, dignidade e respeito”, ressaltou Ermerson.
Moradores da comunidade aproveitaram a presença da equipe para atualizar cadastros, tirar dúvidas e buscar orientações. Dona Socorro, moradora de Quipá, destacou a importância de receber o atendimento perto de casa. “É um serviço que normalmente a gente precisa ir até Juazeiro para agendar. Aqui foi diferente: cheguei, fiz o cadastro e voltei pra casa. Tudo muito rápido e fácil”, contou.
Todas as ações do Novembro Negro contam com o apoio da Secretaria de Mulher e Juventude/SMJ, da Secretaria de Educação/SEDUC, da Secretaria de Saúde/SESAUe do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais/SEPROMI.
A ação em Quipá marca o início da programação do Novembro Negro 2025, que seguirá com atividades em diferentes localidades do município, promovendo debates, atendimentos e ações voltadas à valorização da população negra e ao fortalecimento da cidadania.
Programação da próxima semana do Novembro Negro 2025
Palestra educativa sobre enfrentamento ao racismo
Local: CRAS Malhada da Areia | Horário: 11h
Encontro com lideranças religiosas afro-brasileiras e entrega de homenagens às ialorixás.
Palestra educativa sobre enfrentamento ao racismo
Palestra educativa sobre enfrentamento ao racismo
Atividade em parceria com a Superintendência de Políticas Inclusivas (SEDUC), com apresentações culturais e inscrições abertas ao público.




