Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC
Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC
A tarde desta sexta-feira (28) reuniu servidores das secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social no auditório da Secretaria de Educação/Seduc para a formação “Racismo Estrutural – Conhecendo as Leis 10.639 e 11645 para além da sala de aula”. A atividade integra a rotina de formações antirracistas promovidas pela Seduc e as ações de articulação exigidas para a garantia do selo UNICEF.
De acordo com a superintendente de Políticas e Ações Afirmativas da Seduc, Queila Patrícia, o encontro reafirma o compromisso institucional com uma educação antirracista dentro e fora da escola. “Essa abordagem sobre o racismo estrutural é extremamente importante, visto que estamos em uma instância governamental e o Estado também é um reprodutor do racismo, através das pessoas que compõem as suas estruturas”.
A formação foi ministrada pelo professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco/Univasf e da Faculdade de Petrolina/Facape, Pablo Freire.
A formação também marcou o lançamento do novo episódio do podcast “Trocando Ideias”, produzido pela TV Escola Juazeiro em parceria com a Superintendência de Políticas e Ações Afirmativas. O programa, conduzido por Renan Leitier e mediado por Queila Patrícia, conta com a participação do professor Cláudio de Almeida e da Dra Mônica Tomé.
“O episódio abordou conceitos fundamentais do racismo estrutural, destacando como ele opera de forma sistemática nas instituições e nas relações sociais. Os convidados discutiram a importância das Leis 10.639/03 e 11.645/08 para o ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena, reforçando seu papel no combate ao apagamento histórico e na formação de uma educação antirracista”, explicou o coordenador da TV Escola, Armando Lopes sobre a abordagem do podcast.




