
A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação/Seduc, realizou, nesta sexta-feira (19), o Seminário Boas Práticas Pedagógicas na Rede Municipal de Ensino. A iniciativa busca valorizar as experiências exitosas realizadas em sala de aula e estimular ações inovadoras que contribuam para potencializar a aprendizagem dos estudantes
Participaram do evento, professores efetivos e contratados, de turma regular ou de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que atuam nas unidades escolares do município. Os participantes apresentaram experiências nas seguintes categorias: Educação Infantil (creche e pré-escola), anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Educação de Jovens e Adultos (1ª a 5ª etapa) e Educação Inclusiva (todas as modalidades).
Entre os temas discutidos, os professores trabalharam a educação ambiental, a literatura, a tecnologia, a alfabetização e a educação inclusiva, lembrando programas desenvolvidos pela Seduc, como o Juá Literária, o Cidade Limpa, Escola Limpa e o Alfabetiza Juazeiro.
A diretora de Alfabetização e Anos Iniciais da Seduc, Carla Cunha, falou sobre o sucesso do evento. “Esse seminário nos ajudou a conhecer um pouquinho mais as experiências que estão sendo desenvolvidas nas escolas. A participação e a apresentação dos professores superaram as nossas expectativas. As iniciativas nos surpreenderam do ponto de vista da efetividade da prática pedagógica, do contexto que eles trouxeram da escola e, principalmente, do impacto que eles causaram na vida de cada criança”, frisou.
A professora Lilian Maria Leal apresentou sua experiência de Educação Inclusiva desenvolvida na EMEI Beatriz Angélica Mota, e destacou a importância da troca de experiências com outros professores. “Esse encontro foi muito significativo. E o mais interessante é a troca de experiências que o Seminário proporcionou, porque nós não estamos em disputa. Poder compartilhar o que a gente faz na escola com outras pessoas traz uma alegria muito grande e pode aprender com os demais também”, pontuou Lilian.




