Prefeitura de Juazeiro reforça compromisso no enfrentamento à exploração sexual e ao tráfico de mulheres e crianças

Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade

Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade

Nesta terça-feira (23), data em que se celebra o Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome/Sedes, reforça seu compromisso no enfrentamento a essas graves violações de direitos humanos que ainda assolam muitas regiões do país e do mundo.

A data é um importante momento de reflexão, mobilização e denúncia contra práticas que, apesar de ilegais, seguem acontecendo de forma silenciosa e, muitas vezes, dentro de contextos familiares e comunitários, o que dificulta sua identificação.

“Muitas vezes, as vítimas são aliciadas com promessas de emprego, estudo e uma vida melhor, mas ao chegarem ao destino são mantidas em cárcere, têm seus documentos retidos, são ameaçadas e forçadas à prostituição. É uma das piores formas de violência, pois tira da pessoa a liberdade e a dignidade”, destacou a diretora de proteção especial da Sedes, Fátima Carvalho.

A atuação da equipe da Proteção Especial, diante de denúncias, envolve abordagens técnicas, visitas ao local e, em muitos casos, o apoio de forças de segurança como a Polícia Civil e a Guarda Municipal para garantir o acesso e a proteção das vítimas.

Após a confirmação das denúncias, são feitos os devidos encaminhamentos ao Ministério Público, ao Conselho Tutelar e a outras instâncias competentes.

Além disso, o município vem atuando em campanhas de sensibilização e formação continuada para profissionais da rede de proteção, visando o fortalecimento das estratégias de enfrentamento e a ampliação das denúncias por parte da população.

“É fundamental que a sociedade compreenda que esse tipo de violência acontece sim, e muitas vezes ao nosso redor. O silêncio é cúmplice. Somente com denúncia, atuação articulada e políticas públicas efetivas conseguiremos combater essa violação de direitos”, afirma a Sedes.

A Prefeitura de Juazeiro reforça a importância da denúncia anônima por meio do Disque 100, do Conselho Tutelar ou da própria Sedes, que garante o acolhimento e encaminhamento seguro das vítimas.

O Conselho Tutelar fica localizado ao lado da Sedes, na Praça da Bandeira, na Rua José Gonçalves, no Centro de Juazeiro, ao lado da Catedral Santuário Nossa Senhora das Grotas.

O atendimento ao público agora também pode ser realizado através do novo número de telefone: (74) 98849-9810.

Fonte: Prefeitura de Juazeiro

#JUAZEIRO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima