
A Prefeitura de Vitória da Conquista realizou neste sábado (6), a cerimônia de conclusão dos cursos básicos de Intérprete de Libras e de Informática que capacitou 65 jovens. A cerimônia aconteceu no auditório da Faculdade Uninassau, parceira da administração municipal em projetos de capacitação promovidos pela Coordenação da Juventude da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE).
Os cursos, totalmente gratuitos, tiveram duração de três meses e certificaram 50 jovens no curso básico de Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e 15 no curso de Informática. As formações integram o conjunto de ações voltadas à qualificação profissional e inclusão social promovidas pela Coordenação da Juventude ao longo do ano.
Uma das formandas, Fabrícia Ferreira, relatou a satisfação em participar do curso e o impacto pessoal da experiência: “Soube do curso pelas redes sociais da Prefeitura e sempre tive interesse pela Libras. Participar foi algo maravilhoso, aprendi muito e comecei a ter contato com a comunidade surda. Foi uma oportunidade única e um momento muito especial para mim”, declarou a aluna.
O coordenador da Juventude, Luís Augusto Cardoso, destacou o compromisso em oferecer oportunidades de aprendizado que promovam a inclusão e o engajamento da juventude em causas sociais. “Apresentamos à sociedade jovens mais engajados em questões de acessibilidade e inclusão, fomentando a transformação social. O curso de Libras representa uma oportunidade para que a juventude continue a promover essa importante mudança em nossa sociedade. Hoje, celebramos a conclusão com a entrega de 50 certificados e, já no início do próximo ano, daremos continuidade ao projeto com o curso intermediário, para que nossos jovens possam aprofundar seus conhecimentos”, afirmou Luiz.
O evento contou com a presença dos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, e do Gabinete Civil, coronel Ivanildo da Silva, que entregaram os certificados aos concluintes.
Marcos Ferreira ressaltou o papel transformador das capacitações oferecidas pela Prefeitura, especialmente para os jovens da zona rural. “Ficamos muito felizes em entregar esses certificados, especialmente do curso de Libras, que promove a inclusão das pessoas com deficiência auditiva. São ações que preparam nossa juventude para prestar bons serviços no futuro, com o apoio fundamental da prefeita Sheila Lemos, que sempre incentiva essas iniciativas com sua sensibilidade e compromisso com a comunidade”, declarou Marcos.
O secretário do Gabinete Civil, Ivanildo da Silva destacou o foco da gestão municipal na valorização e preparo dos jovens para o mercado de trabalho. “A prefeita Sheila Lemos tem priorizado a capacitação tanto de servidores quanto da população em geral. A Coordenação de Juventude desenvolveu 19 projetos e ações ao longo do ano, e hoje celebramos a formatura de 65 jovens. Acreditamos que oferecer conhecimento e habilidades é essencial para fortalecer nossa juventude e garantir um futuro promissor”, acrescentou Ivanildo.
O diretor da Uninassau em Vitória da Conquista, Davison Martins, também celebrou a continuidade da parceria com a Prefeitura e destacou a importância de iniciativas como essa para o desenvolvimento local. “Nossa instituição busca não apenas formar profissionais, mas também contribuir com o crescimento da cidade. Oferecer cursos de capacitação reforça nosso compromisso com a inclusão social e o fomento à empregabilidade, proporcionando aos jovens oportunidades reais de destaque no mercado de trabalho”, destacou Davison.












