Representantes da Prefeitura de Alagoinhas se reuniram nesta quarta-feira, 10, com membros da Comissão Intersetorial do Selo Unicef. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRA), para apresentar o Plano de Participação Cidadã de Adolescentes elaborado por integrantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca), formado por alunos da rede pública e quilombolas, para fortalecer a participação cidadã, propor ações estratégicas e orientar práticas que ampliem direitos e oportunidades.
O selo é importante para Alagoinhas porque mobiliza toda a cidade para garantir direitos, reduzir desigualdades e ampliar oportunidades para meninas, meninos e adolescentes.
Ao efetivar a adesão ao Selo Unicef, Alagoinhas assumirá a responsabilidade de desenvolver ações concretas, até 2028, que impactem diretamente a vida da população mais jovem. Por meio de uma série de metas e resultados que devem ser alcançados, o município precisa cumprir as atividades previstas para este ano, em que cada etapa é dada na garantia do fortalecimento da rede de proteção, consolidando políticas intersetoriais que permitirão avançar para fases futuras.
Segundo a gerente da Proteção Social Básica, Ana Paula Neves Xavier, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), a certificação representa o compromisso da administração pública em colocar crianças e adolescentes no centro das políticas públicas, assegurando seus direitos e construindo um futuro mais justo e inclusivo. “Este é um momento de diálogo, construção coletiva e fortalecimento da participação social em Alagoinhas, no que se refere à inclusão de crianças e adolescentes”, explicou.
Durante o encontro, foram apresentados os avanços, desafios e compromissos do município na proteção, garantia e promoção dos direitos de crianças e adolescentes. “Engajar adolescentes nas decisões públicas, estabelecer metas e ações de participação, apoiar escolas, projetos e iniciativas comunitárias, contribuir para o cumprimento das metas do Selo Unicef, fortalecer redes de cuidado, proteção e protagonismo juvenil são elementos fundamentais para buscar aderir ao selo”, disse a diretora de Proteção Social da Sedes, Leidiane Rocha.
O estudante Artur Ramos, 18 anos, do Cetep, que integra a comissão do Nuca, apresentou o plano diretor de 2026 ao público. “O planejamento tem vários pontos, como ética racial, mudanças climáticas e mudanças no mundo do trabalho para o adolescente. Nunca pensei em estar aqui num lugar desses, e no meio de tanta gente importante, apresentando um trabalho tão engajador. Quanto mais ideias surgirem aqui para debater e melhorar, melhor vai ser para todo mundo”, ressalta Artur.
Selo Unicef
Trata-se de uma iniciativa internacional que reconhece municípios comprometidos em melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes. A certificação incentiva práticas que fortalecem a saúde, educação, assistência social, segurança e proteção, além da participação cidadã.
Fonte: Prefeitura de Alagoinhas








