Prefeitura e Associação de Diabetes de Vitória da Conquista promove capacitação para profissionais de saúde

Nesta segunda-feira (8), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Associação de Diabetes e Hipertensão de Vitória da Conquista, promoveu uma capacitação voltada para profissionais de saúde, incluindo agentes de Saúde e de Combate às Endemias.

🔗 Clique para ver a foto original

Realizado no auditório do Centro Municipal de Atendimento Especializado (Cemae), o curso tem como tema “Educar para Salvar”, e visa qualificar o cuidado oferecido pela rede municipal, ampliando o conhecimento técnico e fortalecendo as práticas de prevenção, manejo e acompanhamento das pessoas com diabetes.

Durante todo o dia, estão sendo ministradas palestras que tratam da abordagem integrada do diabetes, estratégias práticas de controle glicêmico, além do uso de tecnologias (sensores e bomba de insulina) e atualização sobre complicações oculares.

🔗 Clique para ver a foto original

A farmacêutica Vanessa Vieira aborda o uso de medicações para controle da diabetes

A diretora de Vigilância em Saúde, Larissa Pimentel, explicou que é fundamental para os profissionais de saúde conhecerem sobre a doença que se não for corretamente controlada pode trazer problemas graves ao paciente. Na oportunidade, a diretora informou os serviços disponíveis na rede pública de saúde para pessoas com diabetes. “As unidades de Saúde da Família é a porta de entrada para acolher essas pessoas, e nós também temos outros centros com várias especialidades, clínica de reabilitação, assistência farmacêutica e a rede hospitalar, ou seja, toda uma rede de suporte, mas nossa principal ação é a prevenção, identificando as pessoas que têm a doença”, disse.

🔗 Clique para ver a foto original

O físico Milton Leão abordou o uso da tecnologia do controle da doença

A presidente da Associação de Diabetes e Hipertensão de Vitória da Conquista, Lisiane Melo, mencionou a necessidade de atualização dos profissionais de saúde, já que muitos novos recursos estão disponíveis para proporcionar o bem-estar das pessoas com diabetes. Ela também mencionou a importância de formar multiplicadores dessas informações. “A gente faz uma atualização para que esses profissionais sejam replicadores dessas informações, a fim de que o paciente diabético tenha mais conhecimento e melhor controle da doença”.

Um dos participantes foi o agente de Controle de Endemias, Josival dos Santos, que avaliou a capacitação de modo positivo. “Muitas vezes a gente se depara com pessoas com sintomas de diabetes, e essas palestras com profissionais de referência nos orientam como agir”. E Ana Macário, que também é agente de Controle de Endemias, completou: “eu sou uma agente multiplicadora de informações e quando eu adentro uma casa eu tenho que estar preparada para outras demandas do dia a dia”, concluiu.

#CONQUISTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima