Prefeitura e Governo do Estado iniciam rastreamento do câncer de mama com oferta de 2100 exames

Teve início nesta segunda-feira (19), a etapa do programa de rastreamento do câncer de mama em Vitória da Conquista. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Estado (Seseb), a Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério da Saúde, visando ampliar o acesso à mamografia e fortalecer as políticas de saúde feminina no município.

A unidade móvel (carreta) permanecerá no município até o dia 4 de fevereiro. A meta de realizar 140 atendimentos diários, totalizando 2.100 exames ao final dos 15 dias de permanência. O serviço é direcionado a mulheres na faixa etária de 50 a 74 anos.

Para garantir a organização e evitar aglomerações, o fluxo de atendimento é regulado: as pacientes (tanto da zona urbana quanto da zona rural) devem ser previamente encaminhadas por suas Unidades de Saúde da Família (USF) e cadastradas via Central de Marcação.

Segundo a enfermeira da Sesab, Fernanda Tamboni, os critérios para realizar o exame na unidade móvel incluem:

  • Ter realizado a última mamografia há mais de um ano;
  • Estar na faixa etária de 50 a 74 anos;
  • Não possuir cicatrizes cirúrgicas nas mamas ou axilas.

Além do exame, as mulheres que comparecem à carreta participam de ações educativas na sala de espera, com orientações sobre vigilância à saúde e autocuidado. Para a secretária de Saúde, Fernanda Maron, a chegada do serviço fortalece as ações voltadas à saúde da mulher em Vitória da Conquista. “A presença da carreta fortalece as nossas políticas públicas. É através da prevenção que alcançamos o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno, aumentando drasticamente as chances de cura”, destacou.

Creuza Maria de Jesus, 50 anos, moradora do Vila Sul, foi uma das primeiras a comparecer nesta terça-feira (20). Com histórico de câncer na família e acompanhamento de nódulos benignos, ela reforça a importância da rotina anual. A gente tem que se cuidar. Descobrindo logo, a chance de cura é maior. Se deixar para mais tarde, fica mais complicado, afirmou após ser convocada pela equipe de saúde do seu bairro.

Serviço: Carreta de Mamografia em Vitória da Conquista

  • Período: 19 de janeiro a 4 de fevereiro.
  • Local: Prefeitura da Zona Oeste, localizada no Centro Cultural Glauber Rocha.
  • Capacidade: 140 exames/dia.
  • Como acessar: Procure a Unidade de Saúde do seu bairro para triagem e encaminhamento.

#CONQUISTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima