Prefeitura entrega kit de identificação para ambulantes da orla de Camaçari

A vice-prefeita do município e secretária da Orla, Pastora Déa Santos, esteve presente na entrega e falou sobre o momento. “A orla ganha ainda mais vida na alta estação graças ao trabalho dos ambulantes, que movimenta a economia, acolhe as pessoas e ajuda a construir o clima vibrante das nossas praias. Valorizar quem está todos os dias nesse espaço, é fortalecer a cidade, além de cuidar e dar dignidade aos profissionais. Este é um passo importante para estimular o trabalho e promover o respeito aos vendedores, e deixar nossas praias ainda mais preparadas para o verão”.

O titular da Secretaria de Turismo (Setur), Patrício Oliveira, pontuou a garantia das condições de trabalho. “Antes de tudo, é para dar dignidade às pessoas que vêm trabalhar nas nossas praias, ou seja, para elas se sentirem cuidadas. Essa fiscalização é para dar prioridade e condições aos nossos vendedores ambulantes, para que os de fora não tenham espaço no município. A gente participa de um governo de ação popular que pensa, antes de tudo, na qualificação das pessoas, na geração de emprego e renda, na inclusão social, e essa operação conectada com o verão é também conectada com as pessoas”.

O trabalho realizado foi explicado pelo fiscal de Atividades Urbanas da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), Emerson Macedo. “Iniciamos em setembro, trabalhando todas as praias de Camaçari, o que resultou no cadastro de 202 ambulantes que circulam pelas nossas praias. Destes, 108 são de Guarajuba, 27 de Barra do Jacuípe, 24 de Itacimirim, 32 de Jauá e dez de Arembepe. Estamos disciplinando o material distribuído por cor, ou seja, a identidade visual vai fazer com que a gente identifique quem é o vendedor ambulante de Jauá, o de Guarajuba, e assim por diante, para que um não vá desenvolver a atividade na praia onde o outro foi cadastrado. Esse ordenamento facilita a identificação de quem não está cadastrado no município, para que possamos fazer uma fiscalização melhor, mais eficaz e competente”.

A importância da identificação dos trabalhadores foi destacada pelo vendedor ambulante da praia de Guarajuba, José Fernando, conhecido popularmente como Tita. “Essa ação é muito importante porque nos identifica e facilita o reconhecimento por parte dos turistas. A gente vai ter um crachá e colete, e, com certeza, o cliente vai se sentir mais seguro. A gente trabalha de inverno a verão, e quando chega a alta estação vem muitos vendedores de fora, até de outras cidades, e esse trabalho da prefeitura vai ajudar bastante a valorizar quem está aqui o ano inteiro”, finalizou.

A ambulante de Barra do Jacuípe, Edvone Ferreira, falou sobre a satisfação em ter o trabalho artesanal em crochê ser reconhecido pelos turistas. “Eles gostam muito e elogiam bastante as minhas criações. Como gente da China mesmo, que disse: ‘nunca vi um trabalho desse lá, não existe’. Então, é muito gratificante fazer um trabalho manual e saber que é aceito pelas pessoas, inclusive, as que vêm de fora, tipo os americanos também. Fico muito feliz em saber que minhas peças vão para bem longe”, finalizou, avaliando positivamente a ação da prefeitura, que, segundo ela, garante mais segurança aos profissionais locais.

Durante a entrega dos itens os vendedores ambulantes participaram também de uma qualificação profissional realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Fonte: Prefeitura de Camaçari

#CAMAÇARI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima