
Foto: Valter Pontes/ Secom PMS
A Prefeitura de Salvador entregou, na noite desta quinta-feira (11), o novo Campo do Paraíso, no bairro São Caetano. A Arena Renato Schindler, como foi batizada, recebeu grama sintética, iluminação em LED, vestiário renovado e nova base estrutural, em uma intervenção que integra o programa municipal de ampliação de áreas esportivas gratuitas. O investimento total ultrapassou R$ 1,7 milhão. Com a entrega, o município chega ao 91º campo com gramado sintético disponibilizado à população.
A obra contemplou a reforma completa do campo, melhorias no vestiário e a instalação de 30 projetores em LED, dois postes de concreto e nova infraestrutura elétrica. Localizada na Rua Tiradentes, a arena substitui o antigo campo de barro, que alagava em dias de chuva e limitava o uso por crianças, jovens e adultos da comunidade.
Durante a inauguração, o prefeito Bruno Reis afirmou que o novo campo reforça o avanço de ações voltadas ao esporte. “Foi uma grande luta para que esse campo ficasse pronto, mas nada resiste ao trabalho. Quando a gente se dedica, Deus sempre ajuda. A nossa cidade tem avançado muito: este é o campo de número 91, e não há outro lugar com uma quantidade como essa”, disse.
“São tantos equipamentos concluídos que, muitas vezes, nem temos tempo de inaugurar, e hoje estamos aqui, no meio da semana, para fazer mais uma entrega, e não vai parar por aqui. Temos programas e projetos que vamos tirar do papel. A Prefeitura de Salvador está mais organizada e estruturada, e vamos seguir ampliando ações para que a cidade continue melhorando. Vamos trabalhar juntos. Em 2026, estaremos unidos com o propósito de construir uma Salvador cada vez melhor”, acrescentou.
O diretor de Esportes da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Felipe Lucas, lembrou que o equipamento amplia o acesso de jovens ao esporte. “Essa iniciativa representa atrair mais jovens para a prática esportiva, proporcionando um espaço que promova o desenvolvimento de talentos em nossa cidade. A nossa meta é equipar bairros e comunidades com carência de infraestrutura esportiva, visando afastar os jovens da ociosidade e de influências negativas. Este equipamento simboliza o esforço da Prefeitura em afastar os jovens do mundo da criminalidade e das drogas, ao mesmo tempo em que oferece oportunidades para que grandes talentos treinem em instalações de qualidade, revelando futuros atletas para a nossa cidade”, afirmou o diretor.
Moradores do bairro não esconderam a alegria diante da transformação do espaço. Para Elza Menezes de Macedo, de 53 anos, proprietária do bar Cantinho da Elza, o novo campo impactou diretamente a vida no entorno. “Essa arena trouxe um aumento de renda, não só para mim, proprietária do bar, mas também para outros comerciantes da região. Trouxe também segurança e estabilidade para todos nós. Além disso, proporcionou a prática do futebol, com as atividades para crianças, jovens, adultos e idosos. Dessa forma, trouxe uma melhor qualidade de vida para os moradores e para nós. Em todas as formas e aspectos, houve melhorias”, declarou.
O empreendedor social Joselito Pereira, de 48 anos, afirmou que a revitalização ampliou a relação da comunidade com o espaço. “Nasci e fui criado no bairro e, sem dúvidas, essa arena nos traz muitos benefícios, não apenas a reforma do campo, mas também toda a reestruturação das casas e da comunidade, aumentando a segurança com a pavimentação. Em relação ao campo, antes tínhamos um campo de areia, que apresentava alguns problemas, sem falar do alagamento que formava quando chovia. Com a reforma, o campo foi revitalizado a ponto de se tornar uma referência”, disse.
Ele destacou também os benefícios do novo equipamento para a juventude local. “O campo hoje atende escolinhas, formando futuros atletas, oferecendo um futuro promissor para essas crianças. Atualmente, várias escolinhas utilizam o campo em horários definidos. Sou grato à Prefeitura de Salvador pela atenção especial aos moradores da região. Hoje, contamos com um campo com padrões FIFA dentro da nossa comunidade”, brincou o morador do bairro.
Já o corretor de imóveis Luís Cláudio, conhecido como Claudinho, de 53 anos, disse que a obra trouxe grandes mudanças para ele e seus vizinhos. “Antigamente, quando chovia, o campo ficava com muita lama. Cuido deste campo há mais de vinte anos e não víamos perspectiva de melhoria. Desejávamos uma mudança e fiquei muito feliz com o resultado dessa arena. Foi muito positivo para a comunidade, não apenas o campo, mas também o entorno e a infraestrutura. A iluminação e a contenção das casas foram melhoradas. Foi uma obra de grande qualidade, que beneficiou especialmente os jovens, os afastando das drogas e da criminalidade. Isso é muito importante”, elogiou.
Fonte: Prefeitura de Salvador




