
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), iniciou a instalação de radares para controle de velocidade de veículos automotores (motos e carros) no trânsito de Vitória da Conquista. As vias que receberam os equipamentos são as avenidas Gilenilda Alves, Brumado e Presidente Vargas
Os novos radares irão complementar o monitoramento do sistema Muralha Digital. Implementado no início de 2025, o sistema é equipado com ferramentas tecnológicas de ponta, incluindo sistemas de videomonitoramento de alta definição, sensores de dados em tempo real e softwares de análise.
Atualmente, a cidade já conta com equipamentos medidores de velocidade nas seguintes localidades:
Av. Luís Eduardo Magalhães – Três pontos
Av. Juracy Magalhães – Dois pontos
Av. J. Pedral
Av. Frei Benjamin
Av. Laura Nunes
Av. Vivaldo Mendes
Rua Siqueira Campos
Agora serão 13 (treze) equipamentos, entre medidores de velocidade fixos e de avanço semafórico, além de 50 câmeras de videomonitoramento, colocados em pontos estratégicos e parte desses equipados com a tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), que lê e identifica placas de veículos, transmitindo essas informações em tempo real à Central de Comando e Controle (CICC), localizada na sede do HUB Conquista, na Avenida Juracy Magalhães.
A importância da Muralha Digital vai além do monitoramento em si. As informações coletadas por esse sistema são compartilhadas com as forças de segurança pública, o que fortalece a capacidade de resposta a eventos críticos e permite a implementação de estratégias mais eficazes de policiamento e gerenciamento de tráfego. Essa integração contribui para a criação de uma cidade mais segura e eficiente para seus habitantes.







