
A Prefeitura de Feira de Santana iniciou, na tarde desta quarta-feira (4), as obras de urbanização da Lagoa do Papagaio. O projeto, localizado em uma das regiões que mais cresce na cidade, próxima à Avenida Ayrton Senna, visa transformar o local em uma nova área de lazer e convivência para a comunidade, além de solucionar problemas históricos de alagamentos em condomínios vizinhos através de um robusto sistema de drenagem.
O prefeito José Ronaldo acompanhou o início dos serviços ao lado do superintendente de Operações e Manutenção (SOMA), João Vianey, e do procurador geral do Município, Guga Leal, e do secretário de Comunicação, Joilton Freitas. Durante a visita técnica, o gestor destacou que a intervenção é fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Município e empresas locais, garantindo a infraestrutura necessária para a valorização da região.
“Estamos iniciando a urbanização de mais uma lagoa, em uma área que cresceu muito. Este canal está sendo trabalhado para evitar alagamentos que ocorriam em condomínios próximos. A drenagem já está praticamente concluída e agora vamos transformar este espaço, com pavimentação, árvores e, futuramente, equipamentos como academia de saúde”, afirmou o prefeito José Ronaldo.
Infraestrutura e Lazer
O projeto contempla a limpeza completa do curso d’água com o uso de escavadeiras hidráulicas para a retirada de massa verde, garantindo o fluxo adequado das águas. Paralelamente, a equipe técnica da SOMA trabalha na regularização do terreno para a implantação de calçadas, ciclovias e barreiras de proteção ao redor da lagoa, estendendo-se até o limite com a Avenida Ayrton Senna.
Segundo o superintendente João Vianey, a rede de drenagem já executada atende áreas críticas como a Rua dos Franceses e a Fagundes Filho.
“Já estamos fazendo a limpeza e a retirada da massa verde para garantir a condição de fluxo. Em paralelo, trabalhamos na regularização para reforçar a urbanização. Teremos equipamentos de lazer e a preservação deste corpo físico tão importante para a cidade”, explicou Vianey.
Solução para alagamentos e pavimentação
Além da área ambiental, a Prefeitura autorizou o início da pavimentação asfáltica das vias que receberam as intervenções de drenagem. O prefeito ressaltou que, embora obras de drenagem e esgotamento causem transtornos temporários, como poeira e interrupções no trânsito, elas são essenciais para o bem-estar dos moradores.
“Chegou o dia de colocar o asfalto. Na próxima terça-feira (10), as máquinas já iniciam o trabalho de base. Com a conclusão da base, o asfalto será aplicado imediatamente, eliminando a poeira e garantindo uma via de qualidade para todos”, pontuou o prefeito.
A obra na Lagoa do Papagaio segue o cronograma de investimentos em infraestrutura e preservação ambiental que a administração municipal tem levado a diversos bairros, a exemplo da recente autorização de serviços na Lagoa do Chico Maia. A prefeitura segue garantindo lazer e infraestrutura a população.
Foto: Washington Nery




