
A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), segue intensificando as ações de fiscalização e limpeza na Avenida Transnordestina. A operação foi iniciada na última segunda-feira (22) e visa combater o descarte irregular de resíduos, prática recorrente que compromete a manutenção da limpeza da via.
Segundo a SESP, equipes realizam constantemente serviços de varrição, recolhimento de entulhos e manutenção da área, mas o problema persiste devido ao comportamento de pessoas que insistem em descartar lixo de forma inadequada. O órgão alerta que a prática é considerada crime ambiental, sujeita a multas que variam de R$ 1.000 a R$ 4.000, conforme a reincidência.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Justiniano França, a Avenida Transnordestina é um dos pontos críticos de descarte irregular.
“Esse é um compromisso do Governo, encerrar esse tipo de prática nessa localidade. Estamos atuando com monitoramento e fiscalização para que esse ponto deixe de existir. Sabemos que não é fácil, porque muitos tentam utilizar outros locais, mas o único espaço adequado para resíduos da construção civil é o Aterro Sanitário. Só nos últimos dias, quase 100 veículos já foram notificados na cidade”, destacou o secretário.
Além da aplicação de penalidades, a Prefeitura também tem adotado medidas para reforçar a conscientização da população. Os infratores que não quitarem as multas terão os nomes encaminhados ao SPC.
“Limpeza pública não se faz apenas com o poder público. É necessário o apoio da sociedade. Quem insiste em descumprir a lei precisa responder por isso. Nossa missão é manter a cidade limpa, segura e saudável, e contamos com a colaboração da população para que isso aconteça”, concluiu.
A SESP ressalta que o descarte irregular favorece a proliferação de insetos e animais peçonhentos, além de colocar em risco a saúde pública e afetar a qualidade de vida dos moradores. Denúncias podem ser feitas por meio dos canais oficiais da Prefeitura, através do canal Fala Feira – 156.