Prefeitura marca presença no novenário de São Thomaz de Cantuária, padroeiro de Camaçari

A Prefeitura de Camaçari participou, nesta quinta-feira (2), da 5ª noite do novenário em honra a São Thomaz de Cantuária, padroeiro do município. A celebração aconteceu na Catedral São Thomaz de Cantuária, localizada na Praça Desembargador Montenegro, e foi marcada por momentos de fé, reflexão e reconhecimento institucional, com o poder público municipal figurando entre os convidados.

Presente na celebração, o prefeito Luiz Caetano realçou o significado da participação do poder público em um momento tão simbólico para a cidade. “Estar aqui é reafirmar nosso respeito às tradições do povo católico de Camaçari, além do compromisso com valores que fortalecem a convivência, como a solidariedade, o cuidado com o próximo e a busca pela paz, um tema de responsabilidade de todos e que foi evidenciado na reflexão que ouvimos aqui”, afirmou.

O pároco da Catedral, padre Milton Pereira, enfatizou a importância da união entre a Igreja, a sociedade e as instituições públicas na promoção do bem comum. “A fé nos chama a ser testemunhas da esperança, mesmo em meio às dúvidas. Quando caminhamos juntos, fortalecemos a missão de cuidar da vida e de construir uma sociedade mais fraterna”, pontuou.

O novenário deste ano traz como tema central o convite para que os fiéis percorram os caminhos da missão e construam a paz. Nesta quinta noite, a reflexão foi conduzida a partir da subtemática “Testemunhas da fé em meio às dúvidas”, tendo como pregador o cônego Paulo Bitencourt, pároco da Paróquia Cristo Ressuscitado, no Inocoop, que destacou a importância do testemunho cristão diante dos desafios da atualidade.

A jornada de fé em celebração ao santo, nascido em Londres e cuja devoção teve início em Camaçari por meio de empregados ingleses que trabalharam na construção da linha férrea que corta o município, teve início no último dia 29 de dezembro e segue até o dia 6 de janeiro. Já o dia festivo em honra ao bispo e mártir acontece na quarta-feira (7), com programação diversificada.

As celebrações começam às 5h, com a tradicional Alvorada, seguida pela oração do Ofício de São Thomaz de Cantuária. A Catedral terá missas às 7h, em intenção pelos devotos falecidos, e às 9h30, com a unção dos enfermos. Às 16h, os fiéis participam da procissão, que sairá da Catedral e percorrerá as principais ruas e avenidas do Centro da cidade. A Missa Solene será celebrada às 17h, presidida por Dom Dirceu.

Encerrando a programação festiva, o público poderá acompanhar apresentações musicais dos músicos católicos Clayton Borges e William Sanfona, artista que tem se destacado por levar louvores católicos ao ritmo do forró, unindo fé, cultura e tradição popular.

Fonte: Prefeitura de Camaçari

#CAMAÇARI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima