
Vitória da Conquista registrou uma média de 19,75 milímetros de chuva na noite de segunda-feira (19). Mas, embora tenha havido problema na Rua Lourival, por conta de uma intervenção realizada pela Embasa, na rede de esgoto, não houve outros danos significativos, graças às obras estruturantes realizadas pelo Governo Municipal nos últimos anos. 
Na manhã desta terça-feira (20), as equipes da Defesa Civil, Sesep e Seinfra se mobilizaram para avaliar os estragos e realizar os reparos necessários. O bairro Recreio, onde está localizada a Rua Lourival Cairo, foi o que registrou maior volume pluviométrico, com aproximadamente 28 mm em curto período. Com a enxurrada forte e a intervenção realizada pela Embasa, uma cratera se formou num trecho da via, que já estava no cronograma de pavimentação para os próximos dias.
Para assegurar a eficácia do reparo na Lourival Cairo, a Prefeitura realizará a obra em conjunto com a Embasa, para garantir uma obra mais ampla e tecnicamente adequada. Mas, segundo a Seinfra, antes dessa nova etapa serão realizados estudos conjuntos para identificar uma solução de engenharia para assegurar que a estrutura suporte futuros incidentes climáticos, garantindo um serviço definitivo. “A obra é da Embasa, mas estamos acompanhando todo o processo de execução para uma solução rápida e definitiva”, disse o engenheiro da Prefeitura, José Cotinguiba.
Segundo a coordenadora da Defesa Civil, Rosângela Freitas, o Comitê Permanente de Gerenciamento de Crise, composto por representantes de diversas secretarias, a exemplo da Casa Civil, Seinfra, Sesep, Semma, Semdes, SMDR, e Segurança Pública, segue monitorando os pontos da cidade que costumam receber um volume grande de água das áreas elevadas. “O bairro Lagoa das Flores e as baixadas do Jurema e Alegria requerem atenção redobrada”, frisou Rosa.
Alerta Amarelo continua até domingo
Um novo Alerta Amarelo foi expedido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta terça-feira, com vigência das 8h35 de hoje até as 23h59 do dia 25. A previsão é de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos variando de 40 a 60 km/h. O Inmet advertiu sobre o baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O geógrafo da Defesa Civil, Kaíque Brito, explicou que as chuvas nesta época do ano estão geralmente associadas à zona de convergência do Atlântico Sul. “Quando essa chuva chega aqui em novembro e dezembro, ela vem do oeste, passando pela Amazônia e chega até o oceano. A previsão é que a precipitação seja próxima a 30mm, podendo ser distribuída ao longo da semana ou acumulada”, detalhou Kaíque.
Medidas de Segurança e Contato
Diante do Alerta Amarelo, o Inmet recomenda cautela à população. Em caso de rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores ou estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. A utilização de aparelhos eletrônicos conectados à tomada deve ser evitada durante o mau tempo.
Para qualquer emergência ou necessidade de informações, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) pode ser acionada pelo telefone (77) 3229-3456 ou pelo WhatsApp (77) 98856-5070. O Corpo de Bombeiros também está disponível pelo número 193.









