Prefeitura reforça manutenção periódica do paisagismo e arborização na cidade

Foto e texto: Ascom Secis

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), segue com o trabalho permanente de cuidado e acompanhamento das áreas onde foram realizados plantios de paisagismo e arborização urbana. As ações garantem que os espaços públicos sigam cumprindo plenamente sua função ambiental, estética e social.

As equipes técnicas da pasta monitoram de forma contínua o desenvolvimento das mudas, com atividades regulares de irrigação, adubação, reposição, controle de pragas, limpeza e demais correções necessárias. O trabalho é estruturado a partir de critérios técnicos e necessidades específicas de cada área verde da cidade, assegurando padrões de qualidade e eficiência no manejo.

Segundo o titular da Secis, Ivan Euler, a manutenção é tão importante quanto o plantio em si. “Nosso compromisso é assegurar que cada muda plantada tenha condições reais de se desenvolver. A arborização e o paisagismo são investimentos públicos que precisam ser acompanhados de perto, e por isso nossas equipes atuam de forma planejada e constante em toda a cidade”, diz.

Euler reforça que a capital baiana possui um cronograma permanente de manutenção, contemplando tanto os plantios mais recentes quanto os já consolidados. “Temos uma programação estruturada para que nenhuma área fique sem o cuidado necessário. Isso garante não apenas o crescimento saudável das árvores, mas também o fortalecimento da infraestrutura verde de Salvador, preparando a cidade para os desafios climáticos atuais e futuros.”, destaca.

O secretário também reitera a importância da população contribuir no cuidado com as áreas verdes. “Infelizmente, ainda registramos casos de danos às mudas e equipamentos instalados. Cada ato de vandalismo representa prejuízo ambiental e desperdício de recursos públicos. Contamos com o apoio da população para proteger esses espaços, que pertencem a todos os soteropolitanos”, afirma.

A arborização urbana e o paisagismo desempenham papel essencial na melhoria da qualidade do ar, redução da temperatura em áreas densamente construídas, aumento da permeabilidade do solo e mitigação de enchentes. Além disso, promovem bem-estar, valorizam a paisagem urbana e fortalecem a convivência social ao tornar os espaços públicos mais acolhedores e atrativos.

Fonte: Prefeitura de Salvador

#SALVADOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima