Banner institucional Bahia

Prêmio Bahia Sustentável 2026: saiba quem pode participar e as categorias abertas

As inscrições para o Prêmio Bahia Sustentável 2026, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema) estão abertas e vão até 2 de março. A iniciativa tem como objetivo reconhecer, valorizar e dar visibilidade a projetos, ações e pesquisas ambientais desenvolvidos no estado que contribuam para o enfrentamento da poluição plástica e para o fortalecimento da sustentabilidade.

Podem concorrer projetos, ações e pesquisas realizados na Bahia, iniciados a partir de janeiro de 2020, que estejam em fase de finalização ou já concluídos, desde que apresentem resultados mensuráveis ou comprováveis por meios físicos ou digitais. As iniciativas devem estar alinhadas a temas como economia circular, gestão sustentável de resíduos, inovação ambiental, proteção de ecossistemas e melhoria da qualidade de vida.

A participação é gratuita e as inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela página do Prêmio Bahia Sustentável 2026 no site oficial da Sema, até o encerramento do prazo.

O prêmio está estruturado em quatro categorias principais, que contemplam diferentes perfis de participantes. A categoria Empresa Sustentável é voltada para iniciativas empresariais que implantem soluções para a prevenção da poluição plástica ao longo do ciclo de vida de produtos e serviços. Podem se inscrever empresas de micro, pequeno, médio e excepcional porte que tenham desenvolvido ações como redução de plásticos de uso único, ecodesign, logística reversa, responsabilidade estendida do produtor ou outras soluções inovadoras.

Já a categoria Produtor Sustentável é destinada a produtores rurais, tanto familiares quanto empresariais, que tenham implementado práticas ambientais sustentáveis no campo. Podem participar pequenas propriedades, com até quatro módulos fiscais, assim como médias e grandes propriedades, acima desse limite. Enquadram-se nessa categoria projetos que promovam o manejo sustentável de resíduos, a redução do uso de plásticos nas atividades agropecuárias e a proteção do solo e da água.

A categoria Ideia Sustentável premia estudos, pesquisas aplicadas e inovações tecnológicas com potencial de gerar impacto no enfrentamento estrutural da poluição plástica. Podem concorrer propostas nas subcategorias de inovação tecnológica e pesquisa ambiental, desenvolvidas por universidades, centros de pesquisa, startups ou inventores que apresentem soluções, novos materiais ou sistemas de gestão ambiental relevantes.

Por fim, a categoria Tecnologia Social Sustentável é voltada para experiências e projetos comunitários que promovam a redução, reutilização e reciclagem de resíduos plásticos, associadas à geração de trabalho, renda e educação ambiental. Podem participar ações desenvolvidas tanto no meio urbano quanto no campo, incluindo projetos de cooperativas, associações comunitárias e grupos locais que fortaleçam cadeias de reciclagem e a inclusão socioprodutiva.

Além do reconhecimento institucional e da visibilidade pública, os projetos finalistas poderão utilizar o selo oficial de Finalista do Prêmio Bahia Sustentável 2026. Já os vencedores de cada categoria receberão troféu, selo exclusivo, divulgação dos trabalhos e participação em uma viagem técnica nacional, para até duas pessoas.

#BAHIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima