
Foi realizado nesta segunda-feira (15), na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), o I Curso de Prescrição e Desprescrição, voltado para profissionais de saúde que cuidam da população idosa. O evento reuniu médicos, odontólogos, farmacêuticos e estudantes no Teatro Glauber Rocha.
O curso é resultado de uma parceria entre instituições de ensino, como a Uesb, o Instituto Federal da Bahia (Ifba) e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Vitória da Conquista. O evento faz parte do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde: Informação e Saúde Digital (PET Saúde Digital), que busca implementar tecnologias em saúde para proporcionar um atendimento mais eficaz e especializado a idosos, especialmente aqueles em situação de fragilidade.
Maria Clara Costa, coordenadora da área técnica de saúde do adulto e do idoso da SMS, enfatizou a importância da iniciativa voltada ao aperfeiçoamento dos serviços de saúde no município. “Estamos treinando nossos profissionais para que estejam aptos a um atendimento voltado para a população idosa, garantindo um olhar mais atencioso e cuidadoso para essa faixa etária,” afirmou a coordenadora.
O evento contou com a presença presencial e online de renomados palestrantes, especialistas em farmacoterapia geriátrica, que abordaram os desafios relacionados à polifarmácia, uma questão comum entre os idosos. O curso também introduziu um aplicativo desenvolvido pelo projeto MPI Brasil, liderado pelos professores Welma Amorim e Márcio Galvão.
A médica Thaís Aguiar destacou a importância de participar de evento sobre a utilização de ferramentas e inovações que facilitam tanto o trabalho médico. “Precisamos revisar os medicamentos que os pacientes idosos tomam, garantindo uma decisão compartilhada entre médico, paciente e familiares. Muitos medicamentos podem ter interações que prejudicam a saúde”, declarou Thaís.
Leonardo Barreto, professor de Engenharia da Computação do Ifba, acredita que essa inovação pode transformar a abordagem dos profissionais de saúde em relação a idosos, proporcionando uma melhoria significativa na qualidade do atendimento. “Esse aplicativo visa não apenas a prescrição, mas também a desprescrição segura de medicamentos, com o apoio de painéis de inteligência artificial para otimizar os processos de atendimento”, acrescentou o professor.
Sobre o PET
O PET Saúde Digital é uma nova edição do programa desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação, que visa integrar ensino, serviços de saúde e comunidade no contexto da transformação digital do Sistema Único de Saúde (SUS). O programa se destaca pela participação de alunos de diversas áreas do conhecimento, além da saúde, como Engenharia de Software, Ciência da Computação e Saúde Coletiva.










