
Luzes, enfeites e ornamentos têm transformado o Centro da cidade, em especial as Praças Desembargador Montenegro e Abrantes, em um espaço encantado, onde a magia do Natal não apenas ilumina, mas também conecta famílias, aproxima amigos e transforma cada encontro em um momento caloroso. Nesse cenário de brilho e afeto, a programação cultural da “Fábrica de Sonhos” tem ampliado ainda mais essa atmosfera especial, trazendo uma série de atrações que têm reunido moradores e visitantes durante as noites que antecedem o Natal em Camaçari.
Nesta sexta-feira (12), quem abriu a noite na Praça Abrantes foi o Coral do Centro Educacional do Gravatá, espalhando harmonia e emoção pelo espaço. Moradora do bairro Triângulo, Luciene Santos, 37 anos, veio especialmente para assistir à apresentação. “Vim para ver meus sobrinhos se apresentarem e me emocionei, achei maravilhoso. Todo o evento está ótimo, ornamentação perfeita, achei o melhor ano de celebração do Natal da cidade”, afirmou ela, que estava acompanhada dos filhos.
Em seguida, a Orquestra de Vozes do Centro Educacional Hildebrando Lima, que promoveu uma apresentação inclusiva, também levou beleza ao evento, enchendo o ambiente de sonoridade e encantamento.
Com movimentos repletos de leveza e a sintonia da dança de salão, a Cia. de Dança Corpo Expressão foi a próxima a se apresentar, ao som de ritmos como salsa, bolero e forró.
Para o coreógrafo do grupo, Daniel Andrade, é uma oportunidade importante participar do evento. “Temos mais de 10 anos de grupo e, pela primeira vez, estamos fazendo parte das celebrações de Natal de Camaçari. Estar aqui hoje é uma honra imensa, e ver a nossa cidade respirando cultura, principalmente em um local como uma praça pública, é gratificante. Fico feliz em fazer parte desse momento junto com o grupo”, ressaltou.
Para fechar a noite em grande estilo, o cantor Denny Françuá levou energia e muita musicalidade com um repertório que passeou por grandes sucessos da Música Popular Brasileira (MPB), como “Garota de Ipanema”, “Flor de Lis” e “Samba de Verão”. O músico destacou a alegria em se apresentar na “Fábrica de Sonhos”. “É um ato importante tocar no Centro da cidade, numa celebração tão significativa como o Natal”, disse Denny, que acumula 15 anos de carreira.
A Casa do Papai Noel tem sido um dos espaços mais disputados das noites na Praça Abrantes. Crianças, jovens e adultos fazem fila para garantir uma foto, um abraço e aquele momento especial com o bom velhinho. Entre risadas, brilho nos olhos e muitos pedidos de Natal, o local se tornou ponto de encontro para quem quer viver de perto a energia que transforma a praça neste período do ano.
Um dos pequenos que aproveitaram o espaço foi Lucas Teles, 3 anos. “Falei com o Papai Noel e pedi de presente um caminhão de bombeiro”, contou animado o garoto, que estava acompanhado da avó e da mãe, a administradora Zenaide Teles, 31 anos, que comentou positivamente sobre o cenário natalino. “Amei, achei tudo muito lindo, bem decorado e melhor, vendo o meu filho tão empolgado”, afirmou a moradora do Inocoop.
O espaço tem encantado ainda visitantes, como Tânia Oliveira, 57 anos, que mora na cidade de Valente, município localizado no Território do Sisal baiano, e está em Camaçari para visitar familiares. “Aproveitei para vir ver a praça, pois gosto do Natal. A decoração está muito linda, as apresentações também gostei e meus netos estão aproveitando bastante”, relatou a auxiliar administrativa.
E a magia não ficou restrita à Praça Abrantes. Ainda nesta sexta-feira, a comunidade de Monte Gordo, na orla do município, também se emocionou com apresentações da Escola Municipal Várzea do Santo Antônio e da Filarmônica Ambiental, que preencheram a noite com ritmos envolventes e espírito natalino.
Enquanto isso, em Vila de Abrantes, quem brilhou foi a sétima arte. O projeto Cinema Inflável estreou com uma sessão do filme “Carros” e do audiovisual “Reverência à Arte: Camaçari – Muitas Histórias pra Contar”, produzido pelo camaçariense Junior Clemente. Tudo isso projetado em uma tela de 10 x 6 metros, instalada na Praça de Eventos e Campo de Futebol Nery Nunes. Para completar, a criançada se divertiu com a dupla brincante do grupo cultural Boi Tricotado, enquanto a poesia ganhou voz e força com o Slam das Mulé.
Promovida pela Secretaria de Cultura (Secult), com apoio das secretarias de Educação (Seduc) e de Governo (Segov), por meio da Coordenação de Eventos, a “Fábrica de Sonhos” segue ao longo do mês levando sentimentos de esperança e o despertar de memórias afetivas, por meio de uma agenda cultural recheada que seguirá até o Natal.
Confira a programação deste fim de semana:
20h – Samba de Natal com Grupo Fascinante
18h – Recreação infantil com a dupla brincante do grupo Boi Tricotado
19h – Curta “Onde a Maré Leva” – Luan Santos
18h – Luciano – músicas natalinas ao som do saxofone
Fonte: Prefeitura de Camaçari




