Projetos de estudantes da rede estadual são premiados em primeiro lugar em feira científica na Colômbia

As feiras científicas internacionais vêm, cada vez mais, contando com o protagonismo dos estudantes da rede estadual de ensino da Bahia. Um exemplo disso são os cinco projetos científicos desenvolvidos por jovens dos municípios de Catu, Serrinha e Santa Bárbara, que conquistaram o primeiro lugar em suas respectivas categorias, durante a Feria Internacional de Ciencia, Tecnología e Innovación (FICTIMC), encerrada nessa quinta-feira(25), no Master College, em Valledupar, na Colômbia.

O Colégio Estadual Professor Carlos Valadares, localizado em Santa Bárbara, teve dois projetos laureados, ambos desenvolvidos pelas estudantes Cauane Beatriz dos Santos e Maiane Lima Carvalho, sob a orientação da professora Hevelynn Franco Martins. Um deles, o “Pet Cat: petiscos nutritivos para gatos”, foi premiado na categoria Ciências da Natureza. O outro trabalho, intitulado “Desenvolvimento de bebidas fermentadas naturalmente do tipo kombucha utilizando distintos tipos de chás: uma alternativa de substituição do refrigerante e seus conservantes químicos”, venceu na categoria Saúde. Os dois receberam credenciais para participarem da Exposemilleros Luque Capiata, na Espanha, em 2026.

Para a estudante Maiane Carvalho, 19 anos, que faz o curso técnico em Alimentos, a troca de experiências com estudantes de diferentes culturas marcou a sua vida acadêmica e pessoal. “Apresentar os dois projetos neste evento internacional transformou a minha visão, ampliou horizontes e fortaleceu a confiança”, disse, entusiasmada. Já a professora Hevelynn, que recebeu menção honrosa, assim como os orientadores dos outros três projetos, afirmou que o “reconhecimento reforça a convicção de que vale a pena investir na pesquisa do interior e impulsiona a buscar cada vez mais oportunidades para que novos talentos da Bahia brilhem no cenário global, provando que estamos no caminho certo”.

Desenvolvido no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Pedro Ribeiro Pessoa, localizado em Catu, o projeto “Educação Profissional Integrada na Rede Pública Estadual da Bahia: a experiência do CEEP Pedro Ribeiro Pessoa na cidade de Catu-BA”, dos estudantes Cauan Eduardo e Letícia Santana, orientado por Deivison Trindade, foi premiado na categoria Gestão e Negócios. Como premiação, eles receberam credenciais para participarem da Feria de Investigación en el Ecuador, em 2026.

O projeto “Biocimento: precast de papel e fibra de coco para pavimentação intertravada de calçadas”, desenvolvido por Guilherme Chagas Paiva e Thiago Santos Ferreira, com orientação do professor Thales do Nascimento, foi o vencedor da categoria Engenharia e recebeu credenciais para a La Fiera de Investigación, que acontecerá em Dubai, no próximo ano.

Vencedor da categoria Meio Ambiente, o projeto “Promovendo a educação sustentável no CETEP Sisal: semeando sustentabilidade”, das estudantes Ana Clara Souza, Cleziane Vieira e Rafaela Carneiro, com orientação da professora Istefany Lima, foi premiado com credenciais para a Feria de Investigación, que acontecerá na Argentina, também em 2026.

#BAHIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima