
Foto: Betto Jr. / Secom PMS
Reportagem: Priscila Machado / Secom PMS
Dois projetos do Parque Social em parceria com a Prefeitura de Salvador são finalistas, na modalidade ESG, do Prêmio Ser Humano Luiz Tarquínio (PSH 2025), cujas premiações ocorrem nesta terça-feira (2), na Associação Comercial da Bahia (ACB). A instituição sem fins lucrativos, atuante na promoção do empreendedorismo social, está concorrendo com dois cases: “Convivendo e Aprendendo: Fortalecimento de Vínculos e Inclusão Social em Comunidades de Salvador” e “Projeto Jovem aprendiz – Saúde Mental em Foco: O impacto das ações do Parque Social em conformidade com a NR 01”.
Para Sandra Paranhos, diretora-geral do Parque Social, a notícia foi motivo de enorme orgulho. “Esse reconhecimento reforça a seriedade do nosso trabalho e o impacto real que nossas ações geram na vida das pessoas. Para nós, que acreditamos profundamente no desenvolvimento humano como caminho para transformar realidades, estar entre os finalistas de uma das premiações mais respeitadas da Bahia é uma confirmação de que estamos no rumo certo. Também é um incentivo para toda a equipe, que atua com compromisso, sensibilidade e responsabilidade social. Esse resultado não é apenas do Parque Social, mas de cada pessoa que constrói essa história com a gente”.
Atualmente, cerca de 900 pessoas são atendidas pelo projeto Convivendo e Aprendendo, que integra o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e atua na prestação de serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. “É um projeto que oferece à população em situação de vulnerabilidade social novas oportunidades de reflexão sobre a realidade em que vivem, contribuindo para o planejamento de novas estratégias e para a construção de novas perspectivas de vida e inclusão social. Configura-se como um espaço de troca de conhecimentos e aprendizagem entre crianças, adolescentes e idosos”, afirma a coordenadora Isla Carla.
Entre 2023 e 2025, o projeto impactou diretamente mais de 2.300 beneficiários, ampliando a autoestima, o sentimento de pertencimento e fortalecendo redes comunitárias em territórios periféricos de Salvador em bairros como Bonfim, Campinas de Pirajá, Paripe, Uruguai, Boca do Rio, Itapuã, Nova Esperança, São Cristóvão, Engenho Velho da Federação, Fazenda Grande do Retiro, Pau Miúdo e Saramandaia.
Saúde no trabalho – No projeto Jovem Aprendiz Empreendedor, que oferece formação teórica e prática para adolescentes e jovens de Salvador, desde 2023, a coordenação implantou ações alinhadas à NR 01, norma que estabelece as diretrizes gerais de segurança e saúde no trabalho no país. Os jovens passam por escuta qualificada, recebem visitas técnicas, acompanhamento psicossocial, participam de imersões culturais e recebem atendimentos por meio de uma articulação entre o Parque Social e a rede pública de saúde.
“Isso significa atuar antes que o sofrimento apareça. Queremos prevenir, formar e fortalecer jovens que estão ingressando no mundo do trabalho, garantindo que essa inserção seja saudável, digna e transformadora, ou seja, prevenir riscos psicossociais e promover ambientes de trabalho seguros para os Jovens Aprendizes”, explica a coordenadora do projeto Jovem Aprendiz Empreendedor, Katharina Pinheiro.
Ela conta que os impactos positivos são profundos e mensuráveis, pois foi criada uma rede de cuidado que reduz o estresse, fortalece a autoestima, melhora relações no ambiente de trabalho e previne o adoecimento mental.
“Pessoas que antes chegavam inseguras ou sobrecarregadas hoje desenvolvem autonomia, foco, equilíbrio emocional e desempenho profissional. Além disso, as famílias percebem mudanças significativas no comportamento e no engajamento desses jovens. O resultado é um ambiente de trabalho mais saudável, vínculos fortalecidos e uma trajetória profissional muito mais sólida e segura”, diz.
A ação já atendeu 2 mil jovens entre 2023 e 2025 e no ano em que foi iniciada recebeu um certificado de Práticas Exitosas do Conselho Municipal de Assistência Social de Salvador.
Destaque – O Prêmio Ser Humano Luiz Tarquínio é uma das mais tradicionais e respeitadas premiações dedicadas à Gestão de Pessoas na Bahia, realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos seccional Bahia (ABRH Bahia). O Parque Social já foi premiado por duas vezes consecutivas, em nível estadual, nos anos de 2017 e 2018, com o Ser Humano da ABRH, graças aos Programas Agente da Educação e Comunidade Empreende (PCE). Em função da pontuação, o PCE possibilitou que a organização social também disputasse o prêmio nacional em 2019 e fosse vencedora na modalidade Gestão de Pessoas – Sustentabilidade.
Fonte: Prefeitura de Salvador




