
A Prefeitura de Vitória da Conquista promoveu nesta quarta-feira (10), no auditório da Ouvidoria Municipal, o encerramento do Curso de Urgência Climática, um projeto desenvolvido em parceria com o Ministério das Cidades e o Instituto Lincoln. O município foi o único da Bahia e um dos três do Nordeste a integrar a capacitação, que teve como foco implementar soluções para enfrentar os desafios climáticos em territórios urbanos vulneráveis.
A participação de Vitória da Conquista foi viabilizada pela Escola de Governo, que submeteu a proposta em resposta a um edital do Ministério das Cidades. Realizado desde o mês de outubro, o curso capacitou 15 servidores de diversas secretarias municipais, escolhidos por sua interação com a realidade das comunidades locais e sua capacidade de mobilizar outros agentes públicos e sociais. A atividade foi apresentada no formato de um podcast, onde os participantes puderam compartilhar suas experiências, de maneira virtual, com os demais municípios participantes.
Segundo a secretária Municipal do Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, o encerramento do Curso Urgência Climática marca um importante passo na busca por soluções para os desafios impostos pelas mudanças climáticas em Vitória da Conquista. “Com um compromisso renovado e uma equipe capacitada, o município se prepara para enfrentar os desafios do futuro, sempre focando no bem-estar da sua população e na construção de um ambiente urbano mais sustentável”, destacou Ana Cláudia.
Segundo o assessor Especial da Prefeitura, Diêgo Gomes, o conhecimento adquirido pelos participantes será utilizado em ações concretas de adaptação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. “É uma oportunidade de aprender com experiências de outras cidades e adaptar boas práticas à nossa realidade. A experiência adquirida será aplicada em políticas concretas que visam o bem-estar da nossa população, especialmente nas áreas mais vulneráveis”, afirmou Diêgo.
- Márcia
- Gabriel
A engenheira sanitarista da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Márcia Amorim, destacou a importância do curso para sua área. “Estamos sempre em alerta sobre questões climáticas. O nosso papel é garantir que a cidade esteja preparada para as emergências, como a limpeza dos canais antes das chuvas. A união entre as secretarias é essencial para um trabalho eficaz”, comentou Márcia.
Gabriel Queiroz, engenheiro da Defesa Civil, reforçou a relevância da capacitação. “Vivemos tempos de eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes. Participar desse curso foi fundamental para aprimorar nossas habilidades de resposta e prevenção”, ressaltou Gabriel.
Com o encerramento do curso, os participantes saem com a expectativa de implementar as mudanças necessárias no município. A cidade já está se preparando para o novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e em 2026, estão previstas ações como a modernização do Código Municipal de Meio Ambiente e o desenvolvimento de um novo plano de habitação de interesse social.











