Receptivo especial anima desembarque de turistas no Aeroporto de Salvador durante o Carnaval

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva e Iago Maia / Secom PMS

“E é um tal de chega gente, e a cidade inteira sente que vai começar”. A música “O Verão Bateu em Minha Porta”, que marcou o último Carnaval na voz de Ivete Sangalo, traduz o clima que toma conta dos principais pontos de chegada a Salvador no mês de fevereiro.

Com o objetivo de valorizar a identidade cultural e reforçar a capital baiana como principal destino turístico do país durante o verão, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), promove desde quarta-feira (11) um receptivo especial para turistas do Brasil e do mundo no Aeroporto Internacional de Salvador.

A iniciativa tem encantado os milhares de visitantes que desembarcam na cidade nesta sexta (13). Pela segunda vez na folia soteropolitana, o catarinense Paulo César Bittencourt se mostrou surpreso com a ação. “É a minha segunda vez no Carnaval de Salvador e posso dizer que essa ação já nos contagia logo na chegada. A energia é incrível e faz a gente começar o primeiro dia de festa no clima certo”, afirmou.

Pela décima vez no Carnaval soteropolitano, a foliona Irani Pereira, de 58 anos, também destacou o acolhimento. Natural de Brasília, a policial elogiou a iniciativa voltada à recepção dos visitantes. “Não tem recepção melhor do que a gente chegar a um lugar e ser acolhida de forma tão calorosa assim. Salvador está de parabéns”, disse.

Apresentação – Com proposta cênica concebida para valorizar a identidade cultural da Bahia e surpreender quem desembarca na capital, o receptivo tem início com quatro sambistas posicionados em uma mesa no saguão, interpretando “Samba da Minha Terra”, de Dorival Caymmi. 

Na sequência, dois bailarinos-atores, caracterizados como garçons, realizam uma intervenção coreografada que simboliza o atendimento à mesa. O gesto de estender a toalha funciona como elemento de transição para a entrada dos demais artistas, que passam a ocupar o espaço com apresentações musicais e coreográficas inspiradas na cultura soteropolitana. A ação transforma o aeroporto em um ambiente de acolhimento e celebração, reforçando a alegria e a hospitalidade que marcam o povo baiano.

Cristiano Santos, do grupo Dança em Movimento, responsável pela intervenção artística, explicou a concepção da iniciativa. “Pensamos em trazer a dança como uma ferramenta de conexão com os passageiros que estão chegando em nossa cidade. É uma ação que fala de conexão, que mostra a Bahia como ela é: um local receptivo, amoroso e cuidadoso”, destacou.

A performance realizada no aeroporto dialoga diretamente com o tema oficial do Carnaval de Salvador em 2026. Sob a temática “O Samba Nasceu Aqui”, a festa enfatiza a Bahia como berço do samba, destaca a contribuição do Recôncavo baiano para a consolidação do gênero e celebra os 110 anos do primeiro registro fonográfico do samba, a canção “Pelo Telefone”, de Donga (Ernesto dos Santos), em parceria com o jornalista Mauro de Almeida.

O Carnaval de Salvador segue em trajetória de expansão. Para 2026, a expectativa é alcançar a marca de 1,2 milhão de turistas durante o período carnavalesco, consolidando a capital baiana como um dos principais destinos turísticos do Brasil.

Programação – O Carnaval de Salvador acontece entre os dias 12 a 17 de fevereiro de 2026. A programação completa pode ser acessada no site https://carnaval.salvador.ba.gov.br/  e no https://www.instagram.com/salvadormeucarnaval/ no Instagram.

Fonte: Prefeitura de Salvador

#SALVADOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima