
Uma das mais tradicionais e aguardadas provas de ciclismo de estrada da Bahia e do Brasil, a 26ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas retorna com a emoção sobre duas rodas às estradas do sertão baiano, neste domingo (28). Um dia após o Dia Nacional do Turismo, a competição que promove o respeito à natureza e apresenta as belezas da região vai contar com as variações de velocidade, mountain bike e cicloturismo.
A largada em frente ao Brasil Atacarejo acontece em Brumado, passando por Livramento de Nossa Senhora pela BA-148, com chegada na charmosa cidade de Rio de Contas, na Serra das Almas, onde os ciclistas irão testar seus limites e apreciar o visual deslumbrante da região. A largada do cicloturismo será às 5h, enquanto as categorias femininas e veterano masculino do speed e do MTB será às 7h. Encerrando a programação. As categorias masculinas do speed e do MTB será às 8h.
Com um percurso de 80km inteiramente em asfalto, a competição une desafio físico, paisagens deslumbrantes e consciência ambiental em um único evento. Além das premiações tradicionais por categoria, os atletas poderão disputar as Metas Volantes (20km, 40km e 60km) e os títulos de Rei e Rainha da Montanha, com bonificações em dinheiro.
Organizada pela Associação de Esportes da Bahia (AESB) e chancelada pela Federação Baiana de Ciclismo (FBC), a corrida reúne ciclistas amadores e profissionais de diversas regiões. O evento conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e do programa FazAtleta.
“A Corrida Ecológica é mais do que um evento esportivo: é um símbolo de resistência, saúde, comunidade e paixão por pedalar. Em sua 26ª edição, a prova promete novamente unir o esporte ao propósito, valorizando atletas, cidades e a cultura do ciclismo na Bahia”, conta o organizador da prova, Alecarlos Pires.