
Objetivando melhorar o acolhimento a usuários dos serviços de saúde e proporcionar um ambiente mais adequado para o trabalho desenvolvido pelas equipes, a requalificação estrutural e o serviço de manutenção de equipamentos estão sendo solicitados nas Unidades de Saúde da Família (USFs) do distrito de Humildes e do Conjunto Viveiros. As demandas constam de indicações encaminhadas ao Governo Municipal pelo vereador Marcus Carvalhal (PL). No pedido, o parlamentar relata a necessidade de intervenção rápida da Prefeitura, a fim de solucionar a situação de precariedade nos referidos postos.
Situada na rua Senhor do Bonfim, a USF de Tanquinho de Humildes, por exemplo, precisa de restauração das paredes e pintura geral, limpeza com retirada do mato e reparo em todo o teto para solucionar problemas de infiltração e mofo. Aquisição de ar condicionado e uma geladeira para a Sala de Vacinas (atualmente, os imunizantes são transportados e devolvidos no final do dia). Para a Sala de Odontologia também está sendo cobrada a atenção, pois necessita de computador, material instrumental básico e de uma auxiliar em saúde bucal para os atendimentos.
Enfrentando situação semelhante, a Unidade de Saúde da Família Viveiros I e II, que fica na rua Dois, além de requalificação da estrutura e substituição ou manutenção dos equipamentos, precisa de instalação de uma sala e-Multi. O referido espaço, conforme ressalta Marcus Carvalhal, deve ser equipado, no mínimo, com mesa, cadeira, ar condicionado, maca e computador. Em visita realizada ao posto de saúde, o parlamentar constatou que, devido às más condições, o equipamento não tem atendido satisfatoriamente a comunidade.
“Entendemos que a requalificação completa pode levar muito tempo, por isso apontamos algumas medidas a serem adotadas com urgência e prioridade”, observa ele. Carvalhal pontua, ainda, que a precariedade de condições estruturais pode comprometer a prestação dos serviços e refletir na segurança de profissionais e pacientes. “Tanto em relação ao aspecto sanitário, quanto na facilitação de ação por parte de criminosos”, alerta, pedindo sensibilidade ao prefeito na adoção de providências.
Foto: mandato vereador Marcus Carvalhal
Fonte: Câmara de Feira de Santana



