Vereador quer melhoria geral na Unidade de Saúde da Família do Campo do Gado Novo

Mobilizar, de forma emergencial, uma equipe responsável da Prefeitura para a execução do serviço de requalificação estrutural e substituição e/ou manutenção dos equipamentos da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Campo do Gado Novo. Esse é o objetivo de uma indicação do vereador Marcus Carvalhal (PL), encaminhada ao prefeito José Ronaldo. Segundo o edil, a unidade encontra-se em “precárias condições”.

Ele aponta, na indicação, que é preciso haver a intervenção não apenas na ampliação da unidade, devido à grande quantidade de atendimentos, ocasionado pela inauguração de novas unidades do Minha Casa e Minha Vida no bairro, mas também reparo dos vasos sanitários – pois todas as descargas estão quebradas – aquisição de tampas para os mesmos, além da restauração das paredes e pintura de toda a unidade.

Ainda, Marcus Carvalhal sugere que haja reparo da porta principal da USF; limpeza geral, com retirada do mato e higienização das janelas na parte externa; instalação de tomadas na copa, sala da enfermeira e da médica, e aquisição ou reparo da geladeira da sala de vacinas, visando o adequado armazenamento.

Ele justifica que, atualmente, as vacinas são transportadas de outra unidade e devolvidas ao final do dia, o que “demanda uma complicada logística, além de custos adicionais”. Também pontua que é preciso reparar as impressoras do local, bem como instalar uma lixeira fixa na frente da USF. Outra medida a ser adotada é a aquisição de aparelhos de ar-condicionado e de um micro-ondas.

Também, faz-se necessário realizar na unidade, conforme lista Marcus Carvalhal em sua indicação, a fixação de um espelho no banheiro dos funcionários, bem como a aquisição de computadores para sala de odontologia e recepção, e de equipamentos para a sala “EMuilt”. Ainda falando em odontologia, a unidade necessita adquirir uma cadeira odontológica, “considerando que as manutenções já realizadas foram inexitosas”.

O parlamentar sugere que haja contratações na USF, e, consequentemente, aumento do quadro de profissionais que lá trabalham – especialmente uma nova equipe da EMulti), além de educador físico, assistente social, nutricionista, psicólogas, terapeutas e um porteiro.

Ele salienta na indicação apresentada outra queixa recebida pelos moradores do bairro: a falta de medicamentos na unidade de saúde. “Em visita realizada por mim, após solicitação dos usuários da unidade, constatei que o
equipamento não atende minimamente ao que se espera de uma unidade de saúde. Compreende-se que o projeto de requalificação completa pode levar tempo, mas as medidas emergenciais requeridas revestem-se de absoluta prioridade, considerando as precárias condições estruturais”, avalia.

Conforme Marcus Carvalhal, as medidas corretivas requeridas “contribuirão para dotar a USF de condições mais adequadas ao trabalho da equipe de saúde, além de responder aos anseios da comunidade”, além de garantir o acesso ao direito constitucional à saúde. Pontuou ainda que o estado de abandono compromete a digna prestação do serviço, com reflexos na segurança de profissionais e pacientes, seja no aspecto sanitário, seja quanto à facilitação da criminalidade.

Fonte: Câmara de Feira de Santana

#FEIRA DE SANTANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima