
Com o mote “Respeito é Nosso Direito”, a mobilização de garantia dos direitos humanos nas Festas Populares da Bahia inicia, em 2026, uma série de ações voltadas à proteção, promoção e defesa de direitos durante os festejos tradicionais do estado. Após atuação na Lavagem do Bonfim, em Salvador, a iniciativa chega neste domingo (25) à Lavagem de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano. A mobilização inicia às 8h.
Coordenada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH), em parceria com a ONG Pontos Diversos, a iniciativa atua na prevenção de violações e no acolhimento de públicos vulnerabilizados, como crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, população LGBTQIA+, pessoas negras e trabalhadores das festas. Mobilizadores estarão no circuito entregando materiais educativos e alertando a população para a prevenção e denúncias de violações nos festejos.
A Lavagem de Santo Amaro é símbolo de fé, ancestralidade e memória, e a presença da ação reforça que respeitar as pessoas é também preservar as tradições que mantêm vivas as festas populares da Bahia.
Serviço:
O quê: Mobilização “Respeito é nosso Direito” na Lavagem de Santo Amaro
Quando: Domingo (25/01), a partir das 8h
Onde: Lavagem de Santo Amaro, Recôncavo Baiano



