
Com o objetivo de traçar estratégias para fortalecimento do turismo rural e debater sobre as rotas de cafés especiais no Planalto da Conquista, o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Breno Farias, e o coordenador Gustavo Barros se reuniram com Luiz Ferraz, gerente de turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDR).
“O objetivo da reunião foi apresentar uma proposta para unir as secretarias e para desenvolver um projeto que esteja vinculado à agricultura e também ao turismo. Eu estive na fazenda do umbu gigante e achei aquele local com grande potencial para ser um atrativo turístico para o município”, disse Luiz Ferraz.
De acordo com Breno Farias, a iniciativa de implantar o turismo rural a partir das rotas de cafés especiais é bem-vista, já que o Planalto da Conquista é uma região que tem características propícias para a visitação.
“Pensamos também em projetos como a Rota dos Citrus, além da rota dos cafés especiais. É importante ter essa parceria entre a agronomia e o turismo para a geração de renda dos produtores rurais. E sabemos que o turismo é um grande fomentador para o desenvolvimento rural”, ressaltou o titular da SMDR.
Após a reunião, ficou decidido que a equipe de agrônomos da SMDR, junto com a equipe da SMDE, vai elaborar um projeto que deverá ser executado a partir de 2026. A iniciativa prevê, inicialmente, a criação de uma associação de produtores de café para, em seguida, trazer estratégias para a criação das rotas de cafés especiais.